top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

Inclua Pilates em seu plano de exercícios

Há muitas razões positivas para se dedicar ao Método Pilates. Aulas regulares de Pilates contribuem não só para o seu bem-estar como também para recuperar o corpo e prevenir lesões.


A seguir, você vai encontrar 8 bons motivos para incluir o Pilates em seu plano de exercícios. Quem sabe este ano?


Núcleo forte


Ter um núcleo forte é bem mais do que apenas tonificar seus músculos abdominais. Um núcleo fortalecido ajuda a diminuir a dor nas costas e nos quadris. Também reduz o risco de lesões em movimentos como levantar ou abaixar, seja na vida diária ou esportiva.


Redução das dores nas costas


Pilates é um grande aliado para a redução de dores nas costas, pois fortalece os músculos abdominais e também os músculos do tronco. Quando os músculos abdominais estão fracos, podem causar desequilíbrios no corpo que levam à dor. Os exercícios de Pilates ajudarão a melhorar a fraqueza muscular, de modo que você possa sentir o seu corpo mais equilibrado e, o melhor, sem dor.


Ameniza dores da artrite


A artrite é uma condição inflamatória das articulações que afetam diretamente a qualidade de vida. O Pilates deve ser incluído como atividade para quem sofre de artrite, pois ajuda na circulação sanguínea, o que promove menos inflamação nas articulações. Além disso, ajuda a fortalecer as articulações, que se tornam enfraquecidas, causando dores e dificultando os movimentos e a realização de tarefas no dia a dia.


Postura melhorada


A má postura é uma causa comum de dor muscular e rigidez no corpo. No Pilates, há uma ênfase no alinhamento corporal adequado durante os exercícios de modo a melhorar problemas posturais como cifose, lordose e outros. Se você passa boa parte do seu tempo sentado em frente a uma mesa o dia todo, é bem possível que comece a sentir tensão nos ombros, no pescoço ou na parte superior das costas. O Pilates não só vai corrigir a sua postura durante os exercícios como ajudar a eliminar dores provenientes de postura errada em casa, no trabalho ou onde for.


Melhor performance desportiva


Se você é atleta, Pilates pode ajudar a melhorar o seu desempenho. Além dos benefícios físicos de fortalecer o núcleo, também aumenta a sua precisão, concentração e diminui a possibilidade de lesões. No caso de atletas lesionados, Pilates ajuda a fortalecer a musculatura e as articulações, bem como promove uma recuperação mais rápida.


Prevenção de lesões


O nosso corpo sempre está em risco de lesão, seja por causa da idade, de esportes ou mesmo da postura. Se você se exercita regularmente, mas não está conseguindo ver os resultados, Pilates pode ajudar a corrigir questões biomecânicas para que o corpo possa realizar outras atividades de forma eficaz. A ênfase em um núcleo forte ajuda a tirar a pressão da parte inferior das costas e de outras articulações, diminuindo, assim, o risco geral de lesão.


Aumento da capacidade pulmonar


O método Pilates tem grande foco na respiração durante os exercícios. A respiração profunda e ativa é usada não só para aumentar a capacidade pulmonar, mas também para ativar diferentes grupos musculares. A respiração aplicada no método Pilates também ajuda a aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento.


Consciência corporal


A consciência corporal é algo que pode ser desenvolvido através da observação atenta de seu movimento. Por meio de exercícios controlados, os exercícios do Pilates vão fazer com que você conheça os seus pontos fortes e fracos e, assim, possa melhorar a sua postura e o modo como você se movimenta, o que vai se refletir no seu bem-estar geral.


Se você procura uma atividade que vai servir de base para outras áreas de sua vida, pense na possibilidade de se dedicar ao método Pilates. Mas lembre-se de mantê-lo consistente. Somente a prática regular vai permitir que você disfrute de tantos benefícios ao longo do tempo.


102 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page