top of page

Tratamento e sessões

O tratamento por meio da RPG, que é um método inovador da fisioterapia, tem como ponto de partida a apresentação dos sintomas e busca das causas do problema. Inicialmente o fisioterapeuta fará uma avaliação para analisar se o problema que o paciente apresenta é passível de receber tratamento postural.

 

Com base nos resultados da avaliação, serão estabelecidos o objetivo, bem como a duração média do tratamento, que dependerá da evolução do paciente. Em geral, a sessão de RPG dura cerca de 1 hora, podendo ser semanalmente. Em casos mais graves, pode-se recomendar tratamento duas vezes por semana.

Na prática

Durante a sessão de RPG o fisioterapeuta faz uso de uma série de posições de alongamento progressivas, chamadas posturas, que são selecionadas de acordo com os parâmetros de dor, capacidade de carga, idade, avaliação específica das cadeias musculares envolvidas, e realizadas com o paciente deitado, sentado ou em pé.

 

A evolução dessas posturas é gradual, partindo-se de uma posição inicial com tensão mínima para uma posição final com alongamento progressivo.

A técnica de RPG respeita a individualidade de cada pessoa.
Participação do paciente

Embora o tratamento seja realizado pelo fisioterapeuta, cuja única ferramenta de trabalho são as mãos, o paciente também contribui no desempenho de cada postura, pois deve se preocupar com contrações musculares e em manter as posturas corretas em todos os momentos.

 

A decisão em alterar o ritmo e a intensidade do tratamento é inteiramente baseada na resposta e evolução do paciente, que será recompensado não somente com o alívio da dor e correção de compensações posturais ou desvios como também com um aumento da consciência corporal.

A RPG é uma abordagem realizada exclusivamente por fisioterapeutas.
Avaliação inicial

O primeiro atendimento consiste em uma sessão de uma hora, em que o fisioterapeuta vai avaliar os sintomas, as contrações musculares e a postura para determinar o tratamento específico de acordo com as necessidades do paciente.

bottom of page