Por que devo me preocupar com a minha postura?

Lesões anteriores e atividades repetitivas levam à tensão muscular e à tensão acumulada, forçando-nos a criar compensações para evitar a dor. Essas compensações podem levar a sérios problemas posturais.

Quem deve fazer RPG?

Para saber se a pessoa se beneficiará com o tratamento, é necessário identificar o problema, após consulta com um médico ortopedista e, posteriormente, passar pela avaliação de um fisioterapeuta. Nessa avaliação, será elaborado um plano de tratamento para restaurar qualquer perda de flexibilidade e reeducar o paciente no que diz respeito à coordenação normal dos movimentos e à consciência postural.
 
A RPG promove a reeducação postural em todas as idades e em todos os âmbitos, seja a relacionada a esportes, à postura ou ao trabalho repetitivo, seja como preparação para o pré e pós-natal.

Que problemas são tratados com RPG?
  • dor nas costas e no pescoço;

  • rigidez ou contratura muscular;

  • bloqueio ou disfunção articular;

  • problemas de coluna, joelhos ou ombros desalinhados;

  • compressão do nervo, dor de cabeça tensional, dormência, pontadas;

  • incontinência urinária e dor pélvica;

  • dor articular ou muscular causada por uso excessivo;

  • tendinite;

  • problemas respiratórios ou de respiração curta.

O que acontece durante o tratamento?

A fim de corrigir as retrações e desvios encontrados, o fisioterapeuta utiliza técnicas de terapia manual suaves e reeducação respiratória para liberar toda a tensão muscular e articular.

 

Movimentos abruptos ou inesperados não são usados em uma sessão de RPG. É a resposta do paciente que impulsiona a decisão do fisioterapeuta quanto a intensidade e ritmo de tratamento. O controle da dor é o principal objetivo de cada sessão.

 

Uma sessão RPG dispõe de uma série de posturas, que podem ser executadas com o paciente deitado de costas, sentado ou em pé. Todas são realizadas pelo paciente, que é guiado e corrigido pelo fisioterapeuta a todo momento.

De quantas sessões vou precisar?

Depende da condição da pessoa que está sendo tratada. O tratamento é realizado individualmente, com duração aproximada de 1 hora, geralmente uma vez por semana. Tudo é feito com base nas necessidades de cada paciente e nos resultados a serem alcançados.

O que é RPG e como ela se diferencia do Pilates?

Embora a maioria das modalidades de tratamento se concentre em uma parte específica do corpo, a técnica da RPG se concentra em cada compensação que está ligada à área disfuncional ou sintomática, ao mesmo tempo que concede um papel ativo ao paciente, que é protagonista em sua própria recuperação. Esse conceito permite resultados mais eficientes e duradouros.

 

A principal diferença é que a RPG está de conformidade com o conhecimento atual da fisiologia que distingue os músculos esqueléticos como dinâmico e estático, e trata cada grupo de músculos de forma diferente.

 

O tratamento por meio da RPG não pretende fortalecer ou tonificar os músculos do corpo, como acontece com o Pilates. Ao contrário, concentra-se em oferecer flexibilidade e equilíbrio do tônus muscular para eliminar a tensão desnecessária dos músculos, bem como posturas rígidas.

Que resultados esperar?

A RPG tem repetidamente demonstrado resultados clinicamente eficazes, que são observados a partir do início do tratamento. De forma mais específica, os principais resultados são: dor e alívio dos sintomas, a correção das compensações e de doenças posturais.

Será que preciso de RPG?

O tratamento de RPG é indicado não só para as pessoas que apresentam desvios posturais, mas também para problemas como dor, desconforto que afete a capacidade de se mover ou permanecer em uma mesma posição por um período de tempo.

 

Se você apresenta qualquer uma dessas condições, procure um ortopedista. É bem possível que ele indique sessões de fisioterapia  ou RPG.

Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA