• Pilates Ponto Norte

Pilates em qualquer idade


Tantos anos depois de o Pilates estar entre as atividades mais praticadas no mundo, e com adeptos que não o trocam por nada mais, ouço alguém dizer que não quis fazer Pilates porque em seu trabalho recebeu incentivos de praticar outra coisa já que, segundo os colegas, Pilates é “coisa” de “gente velha”.


A desinformação, muitas vezes, impera. Mas aquele pessoal até que tem razão, afinal Pilates é “coisa” de pessoas de mais idade sim! E também de jovens, adolescentes, crianças e até gestantes.


No Pilates Ponto Norte, por exemplo, a idade de nossos alunos varia de 9 a 87 anos. E quer saber? Muita gente se surpreenderia com a flexibilidade de nossos alunos da terceira idade.


Ao contrário do mundo agitado das academias e centros de saúde, onde a maioria dos exercícios não podem ser adaptados a qualquer pessoa e algumas atividades podem ser praticadas em grandes turmas e até com músicas em alto volume, o método Pilates, além de ser totalmente “adaptável” às necessidades de quem o pratica, tem como base a concentração e a respiração. Cada movimento é equilibrado e preciso, mantendo uma conexão total entre corpo e mente.


Bem-estar se adquire aos poucos


A sociedade moderna vive fascinada pela tecnologia e pela rapidez que ela proporciona em muitos casos. Mas bem-estar e qualidade de vida não se consegue de um dia para o outro. O Pilates, por exemplo, busca conduzir a pessoa a ter um corpo saudável que funcione com a máxima eficácia.


Por isso, não se trata de fazer os exercícios depressa e sim de forma completa, sem forçar, avançando pouco a pouco conforme o corpo de cada um permita. Não se trata só de fortalecer a musculatura, mas também aliviar a mente em direção ao bem-estar total.


Eis por que o Pilates é um método adequado para qualquer idade e indicado para praticamente todas as pessoas, pois envolve um grande número de exercícios de intensidade e dificuldades distintas, que, no entanto, podem se adaptar tanto a uma criança quanto a um adulto, alcançando cada qual seu objetivo sem sofrer lesão alguma.


Objetivo do Pilates


O principal objetivo da prática do método Pilates é promover a estabilidade do núcleo do corpo, que é a área onde se encontram os músculos que sustentam a coluna vertebral e as cinturas escapular e pélvica.



O Pilates trabalha o que se denomina “centro de força”, formado pelos abdominais, a base das costas e os glúteos. Isso significa obter um equilíbrio muscular, reforçando os músculos fracos e alongando os encurtados. Consequentemente há um aumento do controle, da força e da flexibilidade do corpo, sem causar danos às articulações nem às costas.


Respiração no controle dos movimentos


A respiração é o ponto chave da técnica de Pilates. Mas dominá-la corretamente talvez seja um pouco complicado para algumas pessoas no início.


O método exige uma respiração ampla e completa, em que se inspira pelo nariz e expira pela boca. Ao inspirar é importante não relaxar os músculos abdominais para evitar perder o alinhamento postural e cuidar para não utilizar os músculos inadequados durante a execução dos exercícios.


É fundamental conseguir controlar a respiração para que os movimentos sejam constantes, rítmicos e fluidos. Ao mesmo tempo, enquanto os exercícios são realizados, é preciso manter a concentração nos movimentos que estão sendo feitos e acalmar a mente de modo a tomar consciência de todas as sensações experimentadas durante a prática.


Treinamento personalizado


O Pilates pode ser praticado em aparelhos bem específicos ou no solo. É comum realizar exercícios combinados durante a aula (em aparelhos ou no solo), todos com a mesma efetividade.


Por ser uma atividade personalizada, os seus exercícios podem não ser iguais aos da sua amiga, mesmo que vocês façam aulas juntas. Afinal, cada uma tem suas necessidades e dificuldades, e observar isso é obrigação do instrutor de Pilates.


Portanto, o ideal é optar por aulas em grupos pequenos, nos quais você estará sempre sob o olhar atento do profissional durante a execução de cada exercício, evitando problemas devido à má postura.


* * *

Como se vê, o Pilates é muito mais que um conjunto de exercícios para entrar em forma e é bem mais que uma atividade definida para pessoas de certa idade ou gênero. É, sim, uma técnica que, como poucas, engloba toda uma filosofia de treinamento do corpo e da mente.



Quer saber mais?

Entre em contato com o Pilates Ponto Norte e marque uma aula experimental.

Você vai conhecer na prática todos os benefícios do método Pilates.



#bemestar #fortalecimento #pilatesparatodos

146 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA