Pilates: história

Confinado na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, devido a sua cidadania alemã, Joseph desenvolveu ideias sobre saúde e condicionamento físico. Ele ensinou a seus colegas de confinamento as técnicas que estava desenvolvendo e afirmava que por isso nenhum deles morreu de influenza durante a epidemia de 1918.

 

O objetivo inicial de Joseph era manter o bem-estar físico e mental de todos. Para tanto, insistia que todos se mantivessem ativos. Como alguns soldados estavam feridos e não podiam sair da cama, ele projetou aparelhos de exercícios para esses pacientes, anexando molas e elásticos às camas de hospital para aplicar movimento de resistência, de forma que começassem a tonificar seus músculos antes mesmo de poderem se levantar.

 

Esse sistema, que Joseph chamou Contrologia, formou a base para o seu estilo de corpo condicionado e para os aparelhos de exercícios especializados que ele trouxe para Nova York quando abriu o primeiro estúdio de Pilates, em 1926.

Joseph Pilates aos 57 e aos 82 anos

À frente de seu tempo

O Método Pilates foi um sucesso nos Estados Unidos, em especial entre os dançarinos. Sempre propensos a lesões, eles descobriram que os exercícios de Pilates levavam a uma recuperação mais rápida. Isso numa época em que os efeitos terapêuticos da reabilitação imediata ainda não eram reconhecidos.

Um homem à frente de seu tempo, este era Joseph Pilates. Seu conceito de condicionamento físico ideal era alcançar e manter o desenvolvimento uniforme do corpo, a boa saúde mental e ser capaz de realizar com naturalidade suas atividades diárias.

 

Em 1934, escreveu “Your Health” (Sua Saúde), livro no qual aborda a Contrologia. Segundo Joseph, a base para todos os fundamentos de seus exercícios “é o controle de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento”.

Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA