• Pilates Ponto Norte

Coisas que todo iniciante em Pilates precisa saber



Você quer se dedicar a uma rotina de Pilates, mas não sabe por onde começar?


Já ouviu falar que é uma ótima atividade física, porém ainda não tem certeza sobre o que o torna tão benéfico?


Convidamos você a ler os aspectos que destacamos abaixo, para que você não se sinta ansioso ou desconfortável ao encarar o Pilates pela primeira vez.


A mudança não acontecerá amanhã.


Com Pilates você trabalha a partir da camada mais profunda dos músculos abdominais (transverso abdominal) para os músculos superficiais (reto abdominal), com foco no alinhamento corporal, o que traz grande benefício para a sua coluna.


Além de ser um ótimo treino para o seu abdome, também ajuda a fortalecer tudo ao redor desse núcleo. Devido a isso, a prática de Pilates, aliada a uma boa alimentação, pode ajudar a esculpir o corpo de modo surpreendente.


No entanto, constância é a chave em qualquer tipo de treino, em especial no Pilates. Você exercitará o seu corpo essencialmente como ele foi concebido para se mover. Então, persista! Os resultados visíveis (seja com menos dor nas costas, postura alinhada ou um corpo mais uniforme) podem levar tempo, mas quando começam a aparecer você descobre que vale a pena.


Mais uniformidade e menos exagero.


O método Pilates tem como foco o alongamento e a definição dos músculos, porém a compressão é minimizada. Com isso, seus músculos serão tonificados e definidos de maneira uniforme, sem sobrecarga. O corpo de um praticante de Pilates do sexo masculino, por exemplo, terá mais o perfil do corpo de um nadador do que de um levantador de peso.


Não só os músculos abdominais importam.


Não fique incomodado com as inúmeras correções corporais feitas pelo seu instrutor de Pilates durante as aulas. Todos os movimentos de Pilates têm como base o alinhamento adequado, o que para muitos é uma nova maneira de pensar. Sem desanimar, é possível chegar à excelência na realização dos exercícios.


Concentre-se em sua respiração durante à prática de Pilates e no que seus músculos abdominais estão fazendo. Isso ajudará você não só a realizar bem os exercícios como alcançar melhores resultados.


Mas saiba que todos os movimentos no Pilates são importantes. A respiração, os ombros e os dedos dos pés apontados ou flexionados, por exemplo, estão tão envolvidos nos exercícios quanto o seu abdome.


Pilates também é para reabilitação.


De modo geral, os exercícios de Pilates são realmente para reabilitar o corpo. Afinal, você está trabalhando para fortalecê-lo.


Aliás, o método foi criado por Joseph Pilates para reabilitar prisioneiros durante a 1ª Guerra Mundial, e era tão incrivelmente eficaz que ele mesmo se tornou adepto. Joseph, que havia sido preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas, foi levado para o campo de concentração da ilha de Man, onde começou a desenvolver um conceito de exercícios chamado Contrologia, baseado no controle da mente sobre os músculos.


Apesar das precárias condições de saúde, Joseph insistia para que todos participassem das rotinas diárias de exercícios, para manter o bem-estar físico e mental. Conta-se que, devido à sua boa forma, esses prisioneiros sobreviveram à grande Gripe Espanhola de 1918, que infectou um quinto da população mundial e fez três vezes mais vítimas fatais do que os próprios confrontos da 1ª Guerra.


O método Pilates é muitas vezes usado de forma associada à fisioterapia, uma vez que fortalece e ajuda a curar lesões existentes, evitando que outras aconteçam. Por trabalhar os músculos abdominais, a técnica proporciona uma coluna saudável, o alinhamento pélvico, a colocação dos ombros, postura adequada e muito mais.


Trata-se de treino para todos, não em prol da boa aparência apenas, mas principalmente em prol da sua saúde.


Um trabalho que integra corpo e mente.


Uma vantagem adicional do Pilates é que ele ajuda a centrar e acalmar a mente. Nesse ponto, pode-se dizer que, por alinhar mente e corpo, a técnica se assemelha ao Ioga.


As aulas permitem uma hora de foco em seu corpo, que recebe tanto o bombeamento de sangue quanto alonga os músculos. É importante, com base nas próprias palavras de Joseph Pilates, sempre manter a mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.


Os detalhes sutis nos movimentos de Pilates exigem concentração total. Essa concentração também ajuda a reforçar a memória. O desafio combinado de mente e corpo se torna um exercício poderoso, tanto mental como fisicamente.


Agora que você já sabe bem mais sobre Pilates e conhece alguns de seus benefícios, que tal deixar o seu corpo e a sua mente trabalharem juntos a favor do seu bem-estar global?


Você merece isso!


0 visualização
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA