A técnica de RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) foi criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard. A principal finalidade da RPG é restaurar o correto alinhamento da postura e restabelecer o correto movimento do corpo, a fim de prevenir ou tratar problemas músculoesqueléticos.

Além disso, procura encontrar a causa da lesão, seguindo a rede de rigidez muscular e corrigindo-a a cada sessão. Para tanto, o fisioterapeuta, por meio da RPG, faz uso de uma série de posturas específicas adaptadas a cada paciente, de acordo com a cadeia de músculos que estão contraídos, mas sempre considerando todo o corpo.

Respeito à individualidade

As posturas são aplicadas de forma suave, gradual e progressivamente, sempre mantendo o foco na respiração, que ajuda a recuperar a força e dar flexibilidade aos músculos responsáveis ​​pelo problema. Com isso, por meio da Reeducação Postural Global é possível evitar a deterioração da articulação, em longo prazo, bem como eliminar a dor e seus sintomas em sua totalidade.

Problemas de saúde, adquiridos no dia a dia, como rigidez muscular, dores relacionadas à postura ou crônicas também podem ser tratados com a RPG.

O método RPG respeita a individualidade de cada pessoa, de forma que pode ser aplicado a pacientes de qualquer idade. Durante o tratamento, o fisioterapeuta realiza uma análise minuciosa, observando a anatomia, a fisiologia, além da evolução dos sintomas, isto é, como surgiu o problema.

O método RPG pode ser aplicado a pacientes de qualquer idade.
Problemas tratados

Aplica-se a Reeducação Postural Global para:

 

  • tratar disfunções articular ou de tendão como artrite, reumatismo, espondilite anquilosante, tendinite, epicondilite, metatarsalgia, fascite plantar;

 

  • promover a educação postural em crianças, adolescentes e adultos;

 

  • tratar desvios e/ou curvaturas como cabeça para a frente, escoliose, lordose, cifose;

 

  • tratar doenças neurológicas de origem mecânica como tonturas ou vertigens, nevralgias cervicobraquial, enxaquecas, dor ciática, compressão do nervo;

 

  • corrigir deformidades nos membros superiores e inferiores como ombros laminados, escápula alada, pés chatos, pés cavos, joelhos varos ou valgos;

 

  • tratar disfunções respiratórias como curtas de soprosidade, deformações torácicas;

 

  • promover compensações pós-traumáticas como fratura, entorse, luxação, recuperação pós-cirúrgica, incontinência urinária;

 

  • tratar dores e/ou síndromes da coluna vertebral como dor no pescoço e nas costas (agudas ou crônicas), torcicolo, disfunção sacroilíaca, transtornos de discos.