• Pilates Ponto Norte

Pilates fortalece e restaura o corpo ao seu equilíbrio natural

Joseph Pilates, o fundador do método Pilates, disse:


“Aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã, plenamente capaz de realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.”

Isso explica, em poucas palavras, por que o Pilates se tornou um fenômeno mundial, praticado por milhões de pessoas. Trata-se de um sistema de condicionamento físico projetado para alongar, fortalecer e restaurar o corpo ao seu equilíbrio natural. Com base em uma compreensão anatômica dos sistemas ósseos e musculares, os instrutores de Pilates são capazes de desenvolver programas altamente personalizados que atendem às necessidades do corpo de cada pessoa.


O que o distingue de outras formas de exercício é a sua abordagem holística, recomendada pelos médicos como uma das maneiras mais seguras de se exercitar. Isso significa que o método é aplicado de modo globalizante, abrangendo o corpo inteiro.


Nenhum músculo é esquecido durante a prática de Pilates e, ao mesmo tempo, nenhum músculo é levado à exaustão. Eis por que também pode ser a atividade ideal para qualquer pessoa, independentemente da idade ou capacidade física.


Há muitas razões pelas quais você deve dar uma chance ao Pilates, mas para se beneficiar plenamente é importante entender como o método funciona. No Pilates, existem seis princípios básicos: concentração, controle, centralização, fluidez (ou eficiência) do movimento, respiração e precisão. Através da combinação desses princípios, os profissionais podem ver e comprovar os benefícios do Pilates por meio do aumento do nível de aptidão física, do alívio do estresse e da estabilidade geral do núcleo.


Quais benefícios esperar


Como rotina de condicionamento corporal, o Pilates ajuda a desenvolver a flexibilidade e tem a sua atenção na postura. Tendo em vista que a coluna suporta a maior parte do peso do corpo, ela está o tempo todo sob enorme tensão, seja andando ou ao passar horas sentado na frente da televisão, ou diante de uma mesa de escritório o dia inteiro. O Pilates ajuda a realinhar a coluna vertebral e, como consequência, a melhorar a postura, o que proporciona alívio da dor nas costas e pode até mesmo eliminá-la por completo.


O Pilates também fortalece abdome, pernas, braços e costas sem adicionar massa muscular, algo que o torna especialmente popular entre as mulheres. Ainda, aumenta a força e a resistência ao se concentrar nos músculos do núcleo, encontrados nas regiões abdominais e nas costas. Através da tonificação e alongamento desses músculos, a postura pode ser corrigida e a força e a resistência são naturalmente melhoradas. Devido à sua natureza de baixo impacto, o Pilates também é favorável àqueles que se recuperam de lesões e pode até ajudar a prevenir lesões futuras.


Atividade personalizada


Um bom Instrutor jamais deixará que suas aulas caiam na rotina, ao contrário do que muitas vezes pode acontecer numa academia. Como se trata de uma forma de exercício suave e não aeróbico, a intensidade pode ser aumentada ao longo do tempo, à medida que seu corpo se adapta aos exercícios.


É fundamental entender que a maneira como os exercícios de Pilates são feitos é mais importante do que os próprios exercícios. Além de tantos benefícios, o método Pilates é bem conhecido por oferecer uma sensação de bem-estar ideal que une corpo e mente.


Então, por que não tentar Pilates e fazer algo mais por você?


Quer saber mais? Entre em contato.

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates