top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

Eliminando o estresse com Pilates


A vida moderna pode ser estressante e todos nós passamos por fases mais agitadas pelo menos em algum grau. A atividade física, de modo geral, é uma das melhores maneiras de vencer o estresse, pois aumenta a sensação de bem-estar.


Joseph Pilates descreveu seu método de exercício inovador como sendo “a completa coordenação entre mente, corpo e espírito”. E o Pilates, como ferramenta para gerenciar o estresse, é uma atividade perfeita que ajuda não só a relaxar como a aprender mais sobre o corpo e a mente.


Dentre tantas atividades a escolher, o Pilates está um passo à frente no desenvolvimento de um programa de exercícios de combate ao estresse. Além da liberação de endorfinas que melhoram humor, o Pilates se concentra em um elemento vital para acabar com o estresse, a ansiedade e a tensão: a respiração.


A arte de respirar


Muitas técnicas de relaxamento se concentram na respiração, e no método Pilates não é diferente. Afinal, respirar bem permite que o sangue bombeie mais oxigênio para o corpo, estimulando a circulação e fazendo com que a pessoa se sinta revigorada.



A respiração profunda é um aspecto fundamental do método. O praticante é instruído a expirar no ponto que envolve mais esforço, o que proporciona um ritmo natural para se trabalhar com o corpo.


Além de ajudar o corpo de um ponto de vista físico, essa respiração profunda também ajuda a acalmar a mente. Concentrar-se na respiração permite esvaziar a mente e se concentrar no movimento, reduzindo o estresse e proporcionando um efeito relaxante.


Movimento e força


Apesar do foco na respiração, o Pilates também exige concentração nos movimentos. Cada exercício requer toda a atenção, sendo necessário se concentrar o suficiente para dominar os movimentos corretos, e isso colabora para que alguns problemas da vida diária se afastem da mente, pelo menos durante as aulas.


Ademais disso, ao construir a força do núcleo, o Pilates melhora a postura, levando a uma redução de dores e, por sua vez, ocasionando noites melhores de sono. O método proporciona o relaxamento dos músculos tensos e promove positividade, uma vez que todo o trabalho é no sentido de ter um corpo sem rigidez. Toda essa combinação de movimento e força ajudam a reduzir a fadiga.


Causas físicas do estresse


Algumas pessoas experimentam pequenos níveis de estresse que são perfeitamente normais para os seres humanos. Mas há aqueles que são com frequência expostos a altos níveis de estresse devido ao trabalho ou relações pessoais, e esses elevados níveis muitas vezes causam problemas de saúde mais graves, tais como ataque cardíaco, pressão arterial elevada e úlcera estomacal.


Podem, ainda, manifestar-se como dores de cabeça, problemas digestivos, dor nas costas, tonturas, até mesmo erupções cutâneas e afecções da pele. O estresse compromete o sistema imunológico, perturba o sono, cria tensão nos relacionamentos e pode levar ao ganho de peso.


O estresse também provoca tensão muscular. Quando as pessoas estão muito estressadas, seus músculos se contraem e podem se tornar doloridos. Ao praticar Pilates, os músculos se “esticam”, o que acaba com a tensão, relaxa os músculos e pode até aliviar a dor.


O poder do Pilates

Talvez uma das melhores coisas que podemos fazer para a nossa saúde é cuidar dos nossos níveis de estresse e ansiedade. Por fortalecer e equilibrar o corpo, além de equilibrar a mente, a prática do método Pilates tem sido considerada um “calmante” fabuloso.


O método pode ser incrivelmente poderoso pelo fato de serem os estúdios de Pilates um lugar ideal também para o corpo relaxar, rejuvenescer com o ganho de flexibilidade e liberar a tensão. Além disso, é um espaço para a mente se concentrar no momento presente, deixando as preocupações do lado de fora.


A respiração, um dos Princípios do Pilates, oxigena o sangue, auxiliando o cérebro a se acalmar. A respiração profunda, realizada durante os exercícios, cria uma resposta fisiológica do corpo, que diminui naturalmente o estresse e a ansiedade.


Por esses e outros benefícios, o método Pilates é considerado uma técnica corpo-mente. Isso significa que os exercícios não apenas tonificam, aumentam a flexibilidade e moldam o corpo, mas também exercitam e acalmam a mente.


O Pilates Ponto Norte reflete bem essa noção de corpo e mente em perfeito equilíbrio. Nossos alunos se sentem à vontade e relaxados do momento que passam pela porta até o fim de cada aula.


E você? Quer fazer mais pelo seu bem-estar? Junte-se a nós!

108 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page