Na sua essência, este método é projetado para melhorar a força física, a flexibilidade, a postura e criar músculos alongados e magros.

Com a prática regular é possível mudar o modo como o corpo se comporta e sente.

Mude a maneira como o seu corpo se comporta e sente

O Pilates é baseado em seis princípios: equilíbrio, concentração, controle, precisão, respiração e movimento natural do corpo.

 

Trata-se de um sistema de exercícios de fortalecimento muscular que pode ser realizado no solo ou utilizando aparelhos especiais. Na sua essência, este método é projetado para melhorar a força física, a flexibilidade, a postura e criar músculos alongados e magros.

Ao falar em força, muitos imaginam um treinamento para ratos de academia, pessoas com corpos extremamente malhados. Mas não se engane. O lado bom do Pilates é exatamente o fato de ser um tipo de atividade física que pode ser praticado por qualquer um, pois possui um programa personalizado para cada pessoa, não importando o quão apto ou inapto ela seja. Com a prática regular, é possível mudar completamente o modo como o corpo se comporta e sente.

 

O método foi nomeado com o sobrenome de seu criador, Joseph Pilates, que desenvolveu os exercícios em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. De forma simplificada, uma sessão típica de Pilates inclui de 25 a 50 exercícios repetitivos de flexibilidade e de força (embora existam centenas de exercícios de Pilates), que usam o seu peso corporal e alguns equipamentos para alongar e fortalecer os músculos.

 

Vale dizer que é bom tanto para quem tem dor lombar ou má postura quanto para quem precisa de um regime de treinamento para entrar em forma.

Saiba um pouco mais...
Diferença entre uma aula de Pilates no solo e usando aparelhos

O trabalho de solo é a base de todas as aulas de Pilates e o melhor lugar para todos os iniciantes começarem. Para a realização desse trabalho não somente a bola de pilates é usada, mas também elásticos, anel e outros. Por meio de uma série de exercícios comandados por sua respiração, você trabalha o fortalecimento dos músculos do núcleo (músculos abdominais) e, logo, realiza exercícios que se concentram em todas as áreas do corpo.

 

O mesmo acontece durante as aulas nos aparelhos, porém a um ritmo mais rápido, com exercícios mais intensos e mais dinâmico devido às molas ligadas a estes aparelhos, como o Cadillac, o Reformer ou a Ladder Chair. O papel das molas é adicionar resistência aos exercícios e assim tornar a técnica mais poderosa. E há, ainda, aparelhos que exigem o uso da força do core, grande concentração e equilíbrio, como o Ladder Barrel.

Exercício no solo, usando Bosu
Exercício no
Ladder Barrel
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