top of page

Por que ter assoalho pélvico forte é tão importante

  • Foto do escritor: Pilates Ponto Norte
    Pilates Ponto Norte
  • 13 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Também chamado de core ou power house, o núcleo é composto de um grupo de músculos que são responsáveis principalmente pela sustentação e estabilização da coluna lombar. Os principais músculos deste grupo são o diafragma, os músculos do assoalho, transverso do abdome e os multífidos.

ree

Dentre os músculos do núcleo, o assoalho pélvico, parte mais inferior do tronco, tem grande relevância durante a recuperação da puérpera, pois ajuda a estabilizar a pélvis e apoia os órgãos da cavidade abdominal inferior, como a bexiga e o útero. Os músculos do assoalho pélvico, juntamente com os músculos profundos das costas e do abdome, formam o grupo de músculos que trabalhamos quando nos concentramos no desenvolvimento da força central, aquela proporcionada pelo Pilates.



O assoalho pélvico


Você pode pensar nos músculos do assoalho pélvico como uma teia de músculos, tendões e ligamentos inter-relacionados que formam uma rede de suporte na base da bacia pélvica. Um desses músculos, o pubococcígeo, também conhecido como músculo PC ou PCG, circunda as aberturas da uretra, da vagina e do ânus. Quando os músculos do assoalho pélvico estão fracos, a integridade dessas aberturas pode ser comprometida.


O grande problema é que ninguém presta atenção no assoalho pélvico até que algo dê errado. Porém, uma vez enfraquecido, o assoalho pélvico pode levar a problemas como incontinência, diminuição do prazer sexual e, em casos graves, queda dos órgãos dos músculos pélvicos, o chamado prolapso.


Assoalho pélvico e gravidez


Não é nenhum segredo que a gravidez pode causar algumas alterações importantes no corpo da mulher. Mas há algumas mudanças que as pessoas tendem a não discutir, como as mudanças significativas no assoalho pélvico. É bem possível que você nunca tenha pensado sobre a força do seu assoalho pélvico antes, mas se você está grávida então é um ótimo momento para começar a considerar isso.


Os exercícios para o assoalho pélvico são superimportantes durante a gravidez porque, quando os ossos pélvicos começam a se separar e se alargar em preparação para o parto, os músculos do assoalho pélvico ficam “esticados”. Por isso, é fundamental que essa área do nosso corpo seja forte para ajudar durante o trabalho de parto, mas também forte o suficiente para ajudar a carregar o peso do bebê e na recuperação após o nascimento do bebê.


Fortalecer esses músculos auxiliará na resistência do seu assoalho pélvico, ajudando ou impedindo problemas como fazer xixi quando tosse, espirra ou ri, por exemplo.


Atuação do Pilates


ree

O Pilates é uma excelente atividade para fortalecer o assoalho pélvico, em especial para as gestantes. Durante os exercícios, os músculos do assoalho pélvico são usados em seu papel como suporte muscular natural para o movimento. É uma combinação firme e sustentada dos músculos, em que a pessoa puxa o assoalho pélvico para dentro e para cima em exercícios nos quais os músculos abdominais, assim como outros músculos, estão envolvidos.


Os exercícios de Pilates vão ensinar a ativar adequadamente os músculos do assoalho pélvico, que serão reforçados por meio da realização de uma série específica. São atividades que servirão também para atividades diárias. Além, é claro, de exercícios para fortalecimento do corpo todo.


Comentários


Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 511

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, oferecemos a opção de  fazer uma aula avulsa. Entre em contato para saber mais.

+55 21 97378-6398

Entre em contato com o Studio Pilates Ponto Norte pelo Whatsapp.

@2017. Todos os direitos reservados.

No Pilates Ponto Norte aceitamos todos os cartões de crédito e também débito

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA

bottom of page