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Os benefícios do Pilates antes, durante e após a gravidez



Quando todo o seu corpo está mudando de forma, as coisas podem ficar um pouco desconfortáveis. É por isso que o Pilates pode ajudar você a se sentir mais como “você mesma”, pois melhora a respiração, alivia dores nas costas e ainda vai mantê-la flexível. Além disso, pode até mesmo ajudá-la a recuperar a forma após o nascimento do bebê.

São inúmeras as razões para se manter a prática de Pilates durante a gravidez. Abaixo estão alguns dos benefícios mais importantes. Melhora a respiração O método Pilates centra-se na respiração, o que ajuda a ativar o transverso abdominal. Esse é o mais profundo dos músculos abdominais e é o responsável por apoiar a coluna e o assoalho pélvico quando os ligamentos “afrouxam” durante a gravidez e a amamentação. Uma pesquisa mostrou que a ativação do transverso abdominal ativa a musculatura, que se torna forte e flexível para manter o assoalho pélvico, ajudando a evitar qualquer incontinência urinária que possa ocorrer durante e após a gravidez. Além disso, o foco na respiração melhora a mobilidade da caixa torácica, visto que a amplitude de movimento do diafragma é limitado devido à alta posição do bebê no terceiro trimestre. À medida que o bebê cresce, o diafragma é comprimido para dentro do peito e, mesmo que a capacidade pulmonar de uma mulher permaneça a mesma, pode-se sentir que cada vez mais fica difícil respirar.


A respiração praticada durante as aulas de Pilates vai ajudar a manter a coluna torácica (meio das costas) flexível e, uma vez que cada exercício tem conexão com a respiração, tornará a respiração durante o trabalho de parto muito mais fácil. Reduz a dor nas costas A dor nas costas é um efeito colateral comum da gravidez. A menos que você tire um tempo para fortalecer abdominais, pelve e parte inferior das costas, a dor pode ocorrer. Reforçar o transverso abdominal por meio de movimentos do Pilates não só melhora a dor nas costas como proporciona o alinhamento postural. Menos desconforto, mais equilíbrio


À medida que o bebê cresce, o corpo não tem escolha a não ser se adaptar. Isso significa, naturalmente, que a postura e o alinhamento da coluna serão comprometidos. Embora o Pilates não possa impedir que isso aconteça, ele ajuda a fortalecer os músculos estabilizadores, especialmente aqueles em torno dos quadris e das costas, para garantir menos desconforto (especialmente na região lombar) enquanto o bebê cresce e também ajudar com problemas de equilíbrio. Prepara para o nascimento da criança Os exercícios de Pilates são de baixo impacto, o que permite que mulheres grávidas possam praticá-los sem experimentar aumento do ritmo cardíaco ou causar estresse às articulações. O Pilates também promove o alongamento e a tonificação, que ajudam a manter a flexibilidade do quadril e a resistência, essenciais para o bem-estar da gestante. Recuperação mais rápida Se as mulheres perdem a conexão com seus músculos abdominais, visto que eles se estendem durante a gravidez, vai ser muito mais difícil reconectá-los quando o bebê já está fora. Não se trata apenas dos abdominais, pois muito do fato de ser mãe envolve o ato de levantar-se e um bom tempo curvando-se para a frente (alimentação, banho, troca de fraldas, empurrando o carrinho de bebê etc.). Com isso, braços e costas fortes também são importantes para evitar a tensão permanente, os desequilíbrios e os maus hábitos. A prática de Pilates antes do nascimento da criança ajuda a promover maior consciência corporal e isso se refletirá após o parto, de modo a não deixar que vícios posturais como os citados anteriormente se tornem permanentes. Quer saber mais sobre Pilates e Gravidez? Entre em contato com o Pilates Ponto Norte e tire suas dúvidas. Próximo post: Dúvidas que você (mamãe ou futura mamãe) pode ter sobre Pilates Post anterior: Apoio para uma gestação saudável

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