• Pilates Ponto Norte

10 bons motivos para praticar Pilates durante a gravidez



Todo mundo já sabe a importância de se praticar exercícios regularmente e dos benefícios para o corpo e a mente. Mas, ainda hoje, não são muitas as mulheres que reconhecem o quão é importante considerar cuidadosamente um programa de exercícios sob medida durante a gravidez.


O Pilates, por exemplo, está entre as atividades mais recomendadas (senão a mais recomendada) por obstetras no mundo todo. Além de fazer a gestante se sentir mais disposta e ter uma recuperação pós-natal mais rápida, há uma quantidade cada vez maior de pesquisas que mostram um efeito positivo do Pilates na saúde da mamãe antes, durante e após o parto, bem como na saúde de seu bebê em longo prazo.


Mas se você ainda não conhece os benefícios do método, vamos dar agora 10 razões pelas quais você deve praticar Pilates mesmo estando grávida.


1. Trabalha o núcleo, sempre!


Os músculos necessários para “empurrar” o bebê para fora são os músculos do transverso abdominal, que são os principais músculos envolvidos nas atividades de Pilates. Com esses músculos fortes, o corpo está preparado para apresentar mais resistência no caso de um longo trabalho de parto.


2. Menos dor nas costas


Ao fortalecer os músculos abdominais profundos, é menos provável que você tenha dores nas costas. Pilates também ajuda a lhe dar melhor consciência de sua postura, que tende a mudar à medida que o bebê cresce.


3. Fortalecimento do assoalho pélvico


O peso do seu bebê e as alterações hormonais podem enfraquecer os músculos do assoalho pélvico. O Pilates ajuda a fortalecer essa rede de músculos que sustenta a bexiga, o intestino e o útero, bem como a reduzir o risco de incontinência, o que pode se desenvolver durante ou após a gravidez.


4. Mais capacidade pulmonar e controle da respiração

A respiração é o foco em todas as aulas de Pilates, e é especialmente útil para as grávidas aprenderem a respirar melhor, pois ajuda tanto no relaxamento como no controle da dor durante o trabalho de parto.


A rigidez na parte superior das costas, que se desenvolve à medida que a barriga cresce, pode limitar a respiração mais profunda, de modo que exercícios como a abertura do braço ajudarão a manter a flexibilidade nessa área.


5. Melhora do equilíbrio


Devido à mudança na postura e onde o peso é distribuído, você pode se sentir mais desajeitada ou instável durante a gravidez. O Pilates ajuda a melhorar o equilíbrio, visto que aumenta a força do núcleo, ensinando você a ser sensível a essas mudanças posturais.


6. Reduz a tensão ao se deitar ou levantar


No Pilates pré-natal são ensinados exercícios em várias posições seguras e confortáveis para ajudar a reduzir a carga na pélvis e parte inferior das costas.


7. Fortalecimento das pernas


Durante a gravidez, algumas mulheres sofrem retenção de líquidos, cãibras nas pernas e podem desenvolver veias varicosas. Exercícios de fortalecimento das pernas podem ajudar a reduzir o risco desses efeitos colaterais. O agachamento apoiado com a bola, por exemplo, é uma ótima maneira de fortalecer os abdominais profundos para manter uma boa postura e trabalhar a musculatura das coxas.


8. Adeus ao estresse


Ter um tempo para você durante a gravidez, quando há muitas mudanças acontecendo no seu corpo, é importante. O Pilates dá a oportunidade de se afastar do trabalho e do estresse do dia a dia e deixar a mente desacelerar enquanto reflete sobre todas essas mudanças.


9. Rápida recuperação pós-parto


Manter-se em forma durante a gravidez irá ajudá-la a recuperar o seu corpo pós-gravidez mais facilmente.


10. Mais energia


Pesquisas já demonstraram que o Pilates aumenta tanto a produção quanto a liberação de serotonina, o que pode ser útil na redução dos sintomas associados à preocupação, falta de motivação, letargia e ansiedade.


A serotonina é um hormônio que regula o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais. Por isso, quando este hormônio apresenta baixa concentração pode causar mau humor, dificuldade para dormir e ansiedade.

* * *


Acredito que agora você não tem mais dúvidas de que o Pilates é o programa de exercícios ideal durante a gravidez, uma vez que ajuda o corpo a lidar com as mudanças da gravidez e do nascimento e também a ficar em forma e saudável.


Mas se ainda assim você tem dúvidas e quer saber mais sobre Pilates na gravidez, entre em contato com o Pilates Ponto Norte e marque uma aula experimental. Temos tradição no acompanhamento de grávidas durante a prática de Pilates.


#bemestar #gravidez #dornascostas

6 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA