• Pilates Ponto Norte

Por que será que Pilates e gravidez combinam tão bem?



Não é porque você está grávida que precisa abandonar sua rotina de treinamento. E se você ainda não faz atividade física, saiba que mesmo durante a gravidez é um bom momento para começar.


O certo a fazer, não importando se você já faz exercícios ou não, é ter a aprovação do seu médico, sempre pensando na sua segurança e na do bebê. Nesse sentido, o método Pilates pode se tornar seu grande aliado na gravidez e no parto.


O método


O método Pilates é uma técnica que se baseia em uma série de exercícios que visa melhorar a flexibilidade e a força de todo o corpo. O método combina uma série de movimentos controlados e técnicas de respiração, desenvolvendo não só o controle do corpo quanto da mente.


Pilates e gravidez combinam tão bem porque o Pilates é ótimo para a construção da força do núcleo. Isso significa dizer que se os músculos abdominais, os músculos das costas e do assoalho pélvico estão tonificados, eles vão proporcionar uma gravidez e um parto mais confortável.


Benefícios


Além do fortalecimento do núcleo e do assoalho pélvico, a prática regular de Pilates tem outras importantes vantagens, uma vez que melhora a resistência, o equilíbrio e a coordenação sem forçar as articulações. Também ajuda a prevenir dores nas costas e tensão cervical.


Outro benefício reside na respiração, ferramenta extremamente útil no momento do parto e cuja técnica correta é ensinada desde a primeira aula. Há, ainda, vantagens que vão além do parto e contribuem para uma recuperação mais rápida após o nascimento do bebê.


Da mesma forma, a prática de Pilates melhora o sistema circulatório, prevenindo o aparecimento de inchaço nas pernas ou edema, muito frequente na gravidez, bem como melhora os níveis de energia, sendo também benéfico para o sono.


Sem contar que frequentar aulas pré-natais de Pilates permite dedicar algum tempo para si mesma. Pode ser um bom momento para descontrair, relaxar e se divertir enquanto se exercita.


Segurança


Antes de iniciar qualquer tipo de exercício durante a gravidez, a segurança é essencial. Em hipótese alguma inicie a prática de Pilates, ou qualquer outra atividade, sem autorização médica.


Além dessa precaução, para que a atividade seja totalmente satisfatória e forneça os benefícios esperados, é conveniente atentar para outros detalhes como:

  • usar roupas confortáveis, que não pressionem a barriga e permitam mobilidade

  • ter uma dieta equilibrada e manter um ótimo nível de hidratação

  • não fazer exercícios de depois de comer.


Prioridade


Esteja sempre atenta ao tratamento que você recebe. Se um Instrutor não perguntar se o seu médico liberou você para a atividade, procure outro estúdio. Instrutores que trabalham com gestantes, além do conhecimento e da experiência, devem ser ainda mais cautelosos e atenciosos.


Um bom Instrutor de Pilates vai incentivar você, ajudando-a a fortalecer o corpo e dedicando atenção a cada movimento realizado. Afinal, todo mundo sabe que o bebê precisa de cuidados, mas até que ele nasça, é você quem deve ser a prioridade.



150 visualizações
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA