Respiração:
a essência do Pilates

Joseph Pilates desenvolveu seu método com base na respiração e com a finalidade de limpar o fluxo sanguíneo através da oxigenação.

A boa respiração ajuda a controlar melhor os movimentos não só na prática dos exercícios, mas também na vida diária.

Revigorando o sistema corporal
Respiração no Pilates

No método Pilates, a respiração é importante. Mais especificamente, pode-se dizer que é a essência do método, pois ajuda a controlar os movimentos, permite oxigenar os músculos, facilita a estabilização da coluna e ajuda a relaxar a musculatura e a ter consciência das tensões acumuladas no corpo.

Por meio de inspirações e expirações completas é possível expelir ar e gases nocivos que chegam aos pulmões e reabastecer o corpo de ar fresco que revigora todo o sistema. A respiração é parte integral de cada exercício de Pilates, sendo sempre coordenada com o movimento de tal modo que contribua a dirigir a energia para a área que está sendo trabalhada.

 

Além disso, uma técnica de respiração adequada aplicada durante os exercícios de Pilates ajuda no relaxamento muscular, evitando qualquer estresse desnecessário. Por isso cada aula de Pilates começa com alguns minutos de alongamento concentrado na respiração, o que ajuda a pessoa a tomar consciência das tensões do corpo e, ao mesmo tempo, relaxar a musculatura e preparar o corpo para a atividade física.

1 de 4