Rumo a um um núcleo forte e um corpo mais saudável

Pensar em ir a uma aula experimental de Pilates pode causar aquele friozinho na barriga de muita gente. Alguns não sabem o que esperar e quase sempre imaginam que talvez o Pilates nem seja para eles.

 

Mas não há razão para se preocupar. Tenha em mente que você não está indo a um teste no qual precisa de aprovação. Ao contrário, você está dando um importante passo para ter um núcleo forte e um corpo mais saudável.

 

Também é fundamental saber que Pilates pode ser intenso, principalmente para quem nunca praticou exercícios ou está muito tempo sem se exercitar. Mas em sua aula experimental você apenas terá contato com os movimentos mais básicos, tanto no solo quanto em aparelhos, sem que isso deixe você sem fôlego ou com dores no dia seguinte.

Leia também: Aula de Pilates para iniciantes

 

Ouvidos atentos

 

Agora, se você está vindo de academia ou acostumado a se exercitar com peso, saiba que os exercícios de Pilates também trabalham e desenvolvem a força, porém o tipo de “peso” é bem diferente dos halteres, por exemplo.

 

Portanto, sempre ouça atentamente o Instrutor para ter certeza de que está ativando os músculos certos em cada exercício. Mesmo que você não tenha ideia do músculo a ser trabalho, não se preocupe. Todo bom Instrutor vai explicar não só os exercícios como a área do seu corpo a ser trabalhada e os músculos envolvidos.

Dicas para aproveitar bem a aula

Alimente-se antes da aula. Faça um lanche leve cerca de 30 minutos a uma hora antes de ir ao studio. Isso vale especialmente para aulas matinais. Aulas de Pilates, ao contrário do que você possa pensar, exigem e gastam energia, por isso é essencial ter algo no estômago.

 

Mantenha a mente tranquila. Não vá a sua aula pensando que vai ser difícil ou querendo retornar para casa. No Pilates Ponto Norte, o Instrutor receberá você na porta e o apresentará a outros alunos que possam estar agendados no mesmo horário. A turma reduzida, de no máximo três alunos, ajuda a passar confiança e a despertar um sentimento de aconchego.

 

Evite atrasos. A aula experimental dura cerca de 40 minutos e não será nada proveitosa se você chegar muito após o horário agendado. Além disso, pode ser que você ainda tenha que trocar de roupa e perderá mais alguns bons minutos.

Vista-se confortável. Alguns exercícios de Pilates exigem abertura e elevação de pernas e braços. Não será nada legal você ter que desistir de um exercício porque a roupa impede seus movimentos.

 

Não tenha vergonha. Mesmo que você divida a sua aula com outros alunos (avançados ou não), não tenha receio de não conseguir realizar um ou outro exercício ou demonstrar que não consegue fazer as repetições até o fim. Lembre-se: eles também foram iniciantes um dia!

 

Tire suas dúvidas. Seja antes ou depois da aula experimental, aproveite para esclarecer qualquer dúvida que você possa ter sobre Pilates, sobre as aulas ou mesmo sobre o Instrutor.

 

Respire e não tenha pressa. O Método Pilates ou Contrologia, como foi originalmente chamado, requer a precisão nos movimentos. Então, não acelere seus movimentos durante os exercícios e resista ao impulso de executá-los mais rápido para terminar logo. Concentre-se em sua respiração, conforme ensinado pelo Instrutor, e tire proveito de cada exercício.

É preciso tempo para entender de forma segura e eficaz a mecânica das aulas de Pilates. Mas, depois que você pega o jeito, se acostuma a respirar corretamente e a executar os exercícios com excelência, os resultados serão visíveis a todos e bem gratificantes para você.

Você também poderá gostar de:
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA