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Pilates é bom para quê?


Exercício no solo

Milhões de pessoas praticam Pilates em todo o mundo. Todas já descobriram as maravilhas que esse método oferece quando praticado regularmente.


Mas se você desconhece os benefícios e está se perguntando... Afinal, Pilates é bom para quê? Confira.


Força e tônus muscular


Seus músculos abdominais, das costas, quadris e nádegas (os “músculos do núcleo” de seu corpo) permanecem contraídos e comprometidos durante as aulas de Pilates. Essa tensão constante ajuda a manter os músculos do núcleo definidos e a construir resistência e força.


Consciência corporal


Com Pilates você se torna mais consciente de sua postura seja sentado, em pé, caminhando ou realizando os movimentos do dia a dia. Isso ajuda a relacionar esses hábitos diários com as dores e lesões que você tem ou teve no passado. Estar consciente disso vai contribuir para que você possa aliviar ou até mesmo evitar dores futuras reconhecendo posturas erradas.


Respiração


A atenção cuidadosa aos padrões de respiração aplicados no Pilates, além de melhorar a respiração durante os exercícios, também traz benefícios para a circulação sanguínea em todo o corpo. Com a respiração adequada e profunda, o sangue é mais capaz de administrar oxigênio aos músculos e órgãos de forma apropriada, o que colabora para limpar o corpo de toxinas e ajudar os músculos a se recuperar melhor.


Articulações


Pilates alonga e fortalece seus músculos, melhorando a elasticidade muscular e a mobilidade articular. Isso significa menos risco de articulações fracas ou rígidas, minimizando problemas como a artrite.

Exercício no Reformer

Flexibilidade


Exercícios de Pilates no Reformer, por exemplo, ajudam a alongar os músculos e ganhar maior amplitude de movimento. Quanto mais frequentemente você praticar Pilates, mais flexibilidade terá. O alongamento consistente ao longo do tempo pode ajudar até mesmo a melhorar seu desempenho em outras atividades.


Equilíbrio


Praticar Pilates em aparelhos como o Bosu proporciona melhor coordenação física e equilíbrio, além de promover boa postura. Para pessoas na terceira idade, por exemplo, o ganho de mais equilíbrio é fundamental para evitar quedas.


Controle físico e mental


Todos os exercícios têm como base o controle. À medida que os músculos trabalham contra a gravidade e a resistência das molas, é preciso também controlar o movimento do corpo e do aparelho. É o seu corpo que controla as forças externas e não o contrário. Por essa razão o método Pilates também é chamado Contrologia.


Abordagem holística


Cada parte do corpo recebe um treino de Pilates, e cada parte é igualmente treinada. Toda a sua musculatura é uniformemente equilibrada e condicionada, ajudando você a desfrutar de atividades diárias e esportes com maior facilidade, melhor desempenho e menos risco de lesões.


Condicionamento aeróbico


Pilates aumenta a capacidade pulmonar e a circulação através da respiração profunda feita durante cada movimento e exercício. Esse foco na respiração ajuda a relaxar e aliviar a mente do estresse diário.


Como vê, não importa a sua atividade diária. Tanto faz se você está cozinhando, escovando os dentes ou carregando bolsa de compras, Pilates torna você mais consciente de sua capacidade de manter uma boa postura e o alinhamento da coluna vertebral em qualquer situação.


A necessidade constante de manter o foco nos movimentos, na respiração e na postura para realizar os exercícios da melhor forma contribui para que essa atenção mude a percepção dos seus próprios movimentos, mesmo depois que sua aula de Pilates termina.

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