• Pilates Ponto Norte

Pilates é bom para quê?


Exercício no solo

Milhões de pessoas praticam Pilates em todo o mundo. Todas já descobriram as maravilhas que esse método oferece quando praticado regularmente.


Mas se você desconhece os benefícios e está se perguntando... Afinal, Pilates é bom para quê? Confira.


Força e tônus muscular


Seus músculos abdominais, das costas, quadris e nádegas (os “músculos do núcleo” de seu corpo) permanecem contraídos e comprometidos durante as aulas de Pilates. Essa tensão constante ajuda a manter os músculos do núcleo definidos e a construir resistência e força.


Consciência corporal


Com Pilates você se torna mais consciente de sua postura seja sentado, em pé, caminhando ou realizando os movimentos do dia a dia. Isso ajuda a relacionar esses hábitos diários com as dores e lesões que você tem ou teve no passado. Estar consciente disso vai contribuir para que você possa aliviar ou até mesmo evitar dores futuras reconhecendo posturas erradas.


Respiração


A atenção cuidadosa aos padrões de respiração aplicados no Pilates, além de melhorar a respiração durante os exercícios, também traz benefícios para a circulação sanguínea em todo o corpo. Com a respiração adequada e profunda, o sangue é mais capaz de administrar oxigênio aos músculos e órgãos de forma apropriada, o que colabora para limpar o corpo de toxinas e ajudar os músculos a se recuperar melhor.


Articulações


Pilates alonga e fortalece seus músculos, melhorando a elasticidade muscular e a mobilidade articular. Isso significa menos risco de articulações fracas ou rígidas, minimizando problemas como a artrite.

Exercício no Reformer

Flexibilidade


Exercícios de Pilates no Reformer, por exemplo, ajudam a alongar os músculos e ganhar maior amplitude de movimento. Quanto mais frequentemente você praticar Pilates, mais flexibilidade terá. O alongamento consistente ao longo do tempo pode ajudar até mesmo a melhorar seu desempenho em outras atividades.


Equilíbrio


Praticar Pilates em aparelhos como o Bosu proporciona melhor coordenação física e equilíbrio, além de promover boa postura. Para pessoas na terceira idade, por exemplo, o ganho de mais equilíbrio é fundamental para evitar quedas.


Controle físico e mental


Todos os exercícios têm como base o controle. À medida que os músculos trabalham contra a gravidade e a resistência das molas, é preciso também controlar o movimento do corpo e do aparelho. É o seu corpo que controla as forças externas e não o contrário. Por essa razão o método Pilates também é chamado Contrologia.


Abordagem holística


Cada parte do corpo recebe um treino de Pilates, e cada parte é igualmente treinada. Toda a sua musculatura é uniformemente equilibrada e condicionada, ajudando você a desfrutar de atividades diárias e esportes com maior facilidade, melhor desempenho e menos risco de lesões.


Condicionamento aeróbico


Pilates aumenta a capacidade pulmonar e a circulação através da respiração profunda feita durante cada movimento e exercício. Esse foco na respiração ajuda a relaxar e aliviar a mente do estresse diário.


Como vê, não importa a sua atividade diária. Tanto faz se você está cozinhando, escovando os dentes ou carregando bolsa de compras, Pilates torna você mais consciente de sua capacidade de manter uma boa postura e o alinhamento da coluna vertebral em qualquer situação.


A necessidade constante de manter o foco nos movimentos, na respiração e na postura para realizar os exercícios da melhor forma contribui para que essa atenção mude a percepção dos seus próprios movimentos, mesmo depois que sua aula de Pilates termina.

528 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA