• Pilates Ponto Norte

Pilates – Atividade ideal para quem trabalha em escritório



O trabalho em ambiente de escritório, ao contrário do que muitos imaginam, também traz alguns riscos para a saúde. Ficar longas horas atrás de uma mesa, sedentário, pode causar dores nas costas, dores musculares e problemas nas articulações. Há um número crescente de doenças relacionadas ao trabalho porque as pessoas ignoram esses sintomas.


Além da doença física, também pode ocorrer o estresse. Pressões no escritório, como um prazo iminente ou um chefe exigente, são prejudiciais à saúde mental. Uma boa maneira de ajudar o corpo a lutar e lidar contra esses males é praticando exercícios. Em especial aqueles que promovem o bem-estar e ajudam a respirar melhor, como o Pilates .


O risco: mesa de escritório


Estudos apontam que a postura sentada prolongada pode causar distúrbio nas funções metabólicas, resultante do aumento dos níveis de colesterol.


É por isso que a probabilidade de as pessoas que vivem um estilo de vida sedentário terem problemas cardíacos é maior. Além disso, uma postura ruim e rígida também pode afetar os músculos e ossos ao redor do pescoço e das costas.


Dentre os problemas de saúde mais comuns que os trabalhadores de escritório apresentam estão:


Síndrome do Túnel do Carpo: Muitas vezes as pessoas sofrem de Síndrome do Túnel do Carpo por causa do excesso. A ação repetitiva das mãos, por exemplo, pode causar danos aos nervos, músculos, ligamentos e ossos do pulso. A doença pode causar dor, dormência e inflamação na área afetada.


Dor lombar: Ficar sentado longas horas pode afetar a coluna vertebral e músculos lombares. Esse é um motivo comum para a ausência de trabalhadores mais velhos. Além desse longo tempo sentado, a má postura também pode causar dores nas costas. Tais fatores podem gerar estresse em músculos e ossos na parte inferior das costas, o que consequentemente também vai afetar outras partes do corpo.


Dor nas articulações: Pouca movimentação por um longo período diminuirá a eficiência das articulações. A articulação, em particular os flexores do quadril, vai experimentar uma pressão e acabar encurtando se permanecer estática por muito tempo. Isso criará estresse e dor na zona inferior do corpo.


Estresse: A ansiedade relacionada ao trabalho é reconhecida como uma condição médica que pode ter consequências em longo prazo. Ela pode levar a doenças debilitantes, como acidente vascular cerebral, fadiga e inquietação. Alguns fatores comuns que resultam em estresse são prazo, carga de trabalho, gestão, colegas e até mesmo o ambiente físico.


A solução: Pilates


A solução mais prática para esses problemas é reservar um tempo para se exercitar ou fazer atividade recreativa para dar ao corpo o reforço necessário que ele precisa. O Pilates oferece exercícios que podem ajudar no fortalecimento e estabilização de núcleos (core) musculares responsáveis por fornecer o correto alinhamento da coluna vertebral. Ou seja, o Pilates é uma forma de atividade física que alonga e fortalece os principais grupos musculares ao mesmo tempo que promove o equilíbrio corporal.


Os benefícios significativos do Pilates são:



  • Core fortalecido – Um dos principais alvos do Pilates é o aumento da força abdominal e do tronco por meio do trabalho respiratório. Ele treina o corpo de modo que os principais grupos musculares sejam coordenados de forma eficiente.


  • Menos estresse – O estresse é um desequilíbrio químico que frequentemente é caracterizado como fadiga. Com a prática do Pilates o corpo será capaz de aguentar mais pressão e se tornar mais resistente contra influências externas. Além disso, o Pilates é eficaz também em lidar com a ansiedade.


  • Postura correta do corpo – O Pilates ajuda a aumentar a consciência corporal. Os exercícios não somente ensinam a postura adequada para sentar, andar e até mesmo ficar de pé como também a respirar corretamente. Isso porque o Pilates possibilita uma observação mais intrínseca das diferentes partes do corpo.


A atividade física, de modo geral, é necessária para ajudar a criar um estilo de vida mais equilibrado. Agora você já sabe que o Pilates é uma boa opção para promover uma vida mais saudável e significativa também no trabalho.


#dornascostas #pilates #benefícios

34 visualizações
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA