top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

Dor no joelho? Já pensou em Pilates?

Uma dor muito comum, que atinge grande número de indivíduos, é a dor nos joelhos. Embora não seja uma enfermidade, pode, sim, ser um sintoma que ocorre em várias doenças. As causas são inúmeras: uso excessivo dos joelhos, excesso de peso, preparo físico inadequado para uma determinada atividade física ou condições e doenças que os atinjam diretamente ou que repercutam sobre eles, além de outras.


Entre as enfermidades que também podem ser causa de dor nos joelhos estão artrite, artrose, condromalácia, luxação, lesão ou ruptura dos ligamentos ou dos meniscos, tendinite, entorse etc. Apenas quem apresenta um desses problemas sabe o incômodo e a dificuldade durante a locomoção, principalmente nos momentos de dor.


Quando a dor começa, tudo que a pessoa deseja é um tratamento ou exercício que a livre ou pelo menos amenize o mal. Ainda mais que em alguns casos a dor é crônica e pode acabar limitando as atividades da vida diária.


Seja qual for o caso, o ideal não é somente conseguir o eventual alívio da dor e sim uma melhora funcional, de forma que a pessoa volte a ter qualidade em seus movimentos. É por essa razão que a maioria dos médicos ortopedistas e reumatologistas recomendam o Pilates como a atividade física mais adequada.


Dor e crepitação


Algo muito similar nos mais diversos problemas que afetam o joelho é a crepitação ao redor da rótula, que pode vir acompanhada ou não de dor.


Se não há dor, pode-se garantir um bom alinhamento funcional do quadril, joelho e tornozelo para evitar problemas futuros. Os exercícios do Pilates são ideais para o fortalecimento, alongamento e equilíbrio de grupos musculares opostos, o que vai permitir o alinhamento funcional adequado.


Já a crepitação com dor é frequentemente associada ao desgaste da cartilagem por trás da rótula. A condromalácia patelar, por exemplo, é um desgaste da cartilagem que resulta em dor ao redor da rótula. Quase sempre é uma dor descrita como maçante, com pontadas agudas ocasionais ou “facadas”, que é agravada ao subir e descer escadas. Além disso, ajoelhar-se e manter-se sentado muito tempo também resultam em dor e desconforto.


Reformer para fortalecimento e flexibilidade

Exercícios com resistência, realizados no Reformer, são excelentes para pessoas com dor no joelho. A resistência da mola pode ser ajustada de acordo com o nível do aluno/paciente. Limitando a amplitude de movimento do aparelho, o Instrutor vai controlar o grau de flexão do joelho, o que é útil para aqueles com substituição de joelho (artroplastia) ou limitação na flexão do joelho por outras razões.


Alguns exercícios no Reformer utilizados para a reabilitação do joelho envolvem também os pés em uma série perfeita de exercícios que podem ser realizados com os pés nas alças e que são excelentes para o fortalecimento e alongamento dos adutores (face interna das coxas), assim como dos flexores do quadril, em especial o psoas.


Além disso, o Reformer é extremamente eficaz no fortalecimento dos músculos glúteos e isquiotibiais (localizados na região posterior da coxa) e na estabilização da parte de trás do joelho.


As opções de exercícios sobre o Reformer são infinitas. Um programa adequado para aqueles que sofrem com dores no joelho, construído após avaliações e diagnósticos médicos, bem como após a avaliação do fisioterapeuta, vai ajudar a aumentar a flexibilidade de músculos encurtados, fortalecer os grupos musculares mais fracos e, com isso, restaurar os joelhos para a função ideal.


* * *


Se você tem dor no joelho e teve pouca sorte em encontrar um sistema de exercícios do qual realmente tenha gostado ou que tenha apresentado resultados, pode ser uma boa ideia experimentar o Pilates. Lembre-se de ser o mais específico possível sobre o seu histórico médico. Leve radiografias e outros exames, nada é demais quando o assunto é o seu bem-estar físico.


Importante lembrar também que exercícios não devem doer. Sentir um músculo trabalhando forte é ótimo, mas o desconforto e a dor não são benefícios. Por isso é fundamental que os exercícios sejam personalizados, ou seja, feitos para você.


No Pilates Ponto Norte, você encontra fisioterapeutas experientes que desenvolvem programas adaptados às suas necessidades.


Entre em contato agora para saber mais.

500 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page