• Pilates Ponto Norte

Psoas: o músculo mais vital de seu corpo


Você já ouviu falar em Psoas? Se você pratica Pilates com certeza já ouviu o seu instrutor falar bastante.


Este é o nome do músculo superespesso que se conecta de sua coluna lombar ao fêmur. Sua ação primária é a flexão do quadril (puxa o tronco em direção à coxa) e secundariamente ajuda na rotação lateral do quadril.


Além de estar envolvido em vários movimentos, o Psoas também tem a ver com muitos problemas que a pessoas em geral tratam. Dentre eles falta de estabilidade do núcleo, dor nas costas, dor nas pernas, problemas respiratórios, e a lista segue.


Onde fica o Psoas?


O músculo Psoas tem origem na coluna lombar e se liga ao músculo ilíaco na pelve, estendendo-se até a parte anterior da coxa. É ele quem faz a ligação entre a coluna vertebral e os membros inferiores.


Como se vê na imagem abaixo, o Psoas está localizado atrás dos grandes músculos abdominais, dos órgãos do sistema digestivo e reprodutor, de artérias e veias no núcleo do esqueleto e no nosso centro gravitacional. Ele cria uma espécie de base muscular na qual os rins e as glândulas suprarrenais passeiam.




Psoas é um termo geral que na verdade se refere à combinação de dois músculos: o Ilíaco e o músculo Psoas Maior, conhecidos como músculo Iliopsoas.


Por que o Psoas é tão importante?


Estruturalmente, os músculos do Psoas são os mais profundos do núcleo e são os únicos que ligam a coluna vertebral às pernas. Sem este grupo muscular essencial, você nem conseguiria sair da cama pela manhã.


Considerados os mais importantes do nosso corpo, esses músculos estão envolvidos nos movimentos diários mais comuns, tais como correr, andar de bicicleta, dançar ou simplesmente levantar do sofá. Também influenciam a postura e ajudam a estabilizar a coluna vertebral.


Além disso, os músculos do Psoas dão apoio aos órgãos internos e funcionam como bombas hidráulicas, permitindo que o sangue e a linfa sejam empurrados para dentro e para fora das células. Outra função importante é que o Psoas, quando saudável, não só estabiliza a coluna vertebral como forma um bom suporte para os órgãos abdominais.


O músculo da alma


O Psoas é mais do que apenas um músculo. Ele é composto de um tecido biointeligente que expressa sua integridade em todos os níveis e pode ser percebido como uma fonte de energia interna localizada no fundo do núcleo. Isso significa que ele é o mensageiro primário do sistema nervoso central, sinalizando quando você está assustado ou sob estresse.


Por ser considerado o principal centro de energia do corpo, o Psoas é conhecido como o “músculo da alma” em algumas filosofias orientais. Segundo essas filosofias, quanto mais flexível e forte for o Psoas, maior será o fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.


Pilates e Psoas, tudo a ver


No Pilates, o núcleo (ou core) é a potência que proporciona estabilidade e permite o movimento corporal de forma eficiente. Aliás, por falar em núcleo, é bem possível que não exista um músculo mais “núcleo” do que o Psoas, pois ele não é como a maioria dos músculos de superfície, que pode ou não ser exercitado à vontade, como os bíceps. Ao contrário, trata-se de um músculo profundo, envolvido em movimentos complexos através do núcleo e da parte inferior do corpo.


Muitos exercícios de Pilates envolvem o Psoas e ajudam a fortalecê-lo. Quando esses exercícios são executados corretamente, o Psoas quase sempre está envolvido, já que quase todos os movimentos de Pilates envolvem a coluna e os quadris, e o Psoas ajuda a movimentar as partes do corpo ao redor.


Portanto, pode-se dizer que esse é o músculo que concentra tudo aquilo no qual os exercícios de Pilates se baseiam: alinhamento, força, equilíbrio, flexibilidade e postura.


Fortalecimento muscular


Quase sempre as pessoas se concentram em trabalhar os músculos que podem ser vistos do lado de fora, e com tantos exercícios para abdome, braços, peito, pernas, você pode se perguntar por que deveria adicionar o fortalecimento do Psoas à sua lista de prioridades.


A resposta é muito simples e incentivadora. Os músculos do Psoas fracos ou tensos causam problemas nas costas, colocando o estresse na coluna vertebral.


Fortalecer esses músculos, muitas vezes negligenciados em outros tipos de atividades, pode reduzir as chances de lesões nas costas, além de evitar ou amenizar dificuldades para realizar ações comuns do dia a dia como ficar de pé e caminhar.


#psoas #core #músculos

0 visualização
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA