• Pilates Ponto Norte

Boa postura também faz parte da sua saúde


Sempre disseram que manter boa postura é fundamental. E quase todo mundo sabe que existe uma posição adequada para dormir, caminhar, sentar para ver televisão, estudar, praticar esporte, porém são bem poucos os que utilizam a postura ideal, seja para ficar mais à vontade ou porque é mais fácil manter o corpo em determinada posição.


Por outro lado, algumas vezes a má postura é gerada por outros elementos do ambiente. Pode ser, por exemplo, que haja dificuldade para enxergar uma tela um pouco mais distante devido a um problema de visão ou mesmo um documento com a letra muito pequena no computador. Quase sempre se resolve levando a cabeça em direção à tela, sem atentar para os problemas posturais que isso causa e as consequências que pode ter em nossa saúde.


Postura e saúde


Pode parecer estranho inicialmente, mas a postura corporal está entre os aspectos que se deve levar em conta para que seja possível manter um estilo de vida saudável. É tão importante quanto comer bem, exercitar-se, dormir o suficiente ou evitar substâncias nocivas como álcool, drogas e cigarro. As consequências desse cuidado são: menos estresse e fadiga, mais energia e, acima de tudo, bem-estar.


Mesmo cuidando dos outros aspectos, se você deixar de lado a preocupação com a boa postura, será difícil se sentir bem fisicamente. Sem perceber, pequenas tensões podem ir se acumulando ao longo dos anos e causar problemas sérios e permanentes.


A má postura pode comprometer a saúde, afetando os sistemas do corpo, como a digestão e a respiração, e gerando desconforto muscular ou contraturas. Isso pode acontecer com pessoas de todas as idades, até mesmo com os mais jovens.


Consequências da má postura


Muitas vezes adquirimos uma má postura porque parece “confortável”. Mas não apenas os maus hábitos influenciam essas posições, pois acidentes ou algumas doenças também podem nos afastar da postura corporal correta.


Hoje, a frequência de problemas posturais é maior devido a inúmeros fatores presentes no dia a dia. Pode ser uma mesa ou cadeira com alturas erradas para o usuário, um calçado inadequado, a altura muito alta ou baixa demais do monitor do computador; costume de se jogar no sofá para ver televisão, assento do carro mal ajustado, a leitura de um livro deitado na cama ou na condução e muitos outros.


Mas é o uso do celular, em que a pessoa tende a ficar com a cabeça inclinada para frente e para baixo, que está entre os fatores mais sérios. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), os principais problemas são:

  • sobrecarga no pescoço devido à inclinação da cabeça;

  • sobrecarga nos ombros em virtude do esforço de segurar o aparelho por muito tempo na mesma posição; e

  • problema nas mãos e dedos devido aos movimentos repetitivos de digitação.


Manter essa ou outras posturas inapropriadas por um longo período de tempo causa contraturas e lesões, e ainda dores de cabeça e nas costas, que são fatores de risco significativo para a dependência de analgésicos.


Ainda, pode acabar gerando uma deformidade óssea como escoliose ou hipercifose dorsal.



Melhor postura, mais confiança


Para ter uma boa postura você precisa ter músculos abdominais fortes. Essa é a principal região do nosso corpo em que o método Pilates se concentra.


Assimetrias, ou seja, desigualdades na parede abdominal podem deslocar o alinhamento da coluna e causar dores nas costas. Os exercícios de Pilates têm como base o fortalecimento dos músculos abdominais, o que ajuda a eliminar qualquer assimetria que possa existir.


Mas além do corpo em si, a postura influencia também o nível de energia e o humor, que por sua vez são influenciados pelo desempenho de cada exercício. É a conhecida relação entre corpo e mente, difundida fortemente por Joseph Pilates, criador do método.


Por essa razão, os exercícios de Pilates, que promovem o alinhamento corporal e, logo, melhoram a postura, têm sido associados a maior sensação de bem-estar. Isso vai ao encontro de pesquisas no mundo todo que relacionam a postura correta com entusiasmo, autoestima e resistência, e uma postura curvada com medo, insegurança e ansiedade.


Postura e Pilates


Os hábitos posturais vão se desenvolvendo ao longo de toda a nossa vida, de modo que pode ser bem difícil abandonar posturas ruins. Os exercícios de Pilates originais fortalecem o corpo e melhoram a postura corporal, conseguindo um corpo mais harmonioso e consciente.


O que torna o Método Pilates eficiente, e o diferencia como vantagem em relação a outras técnicas, é o fato de trabalhar a musculatura profunda do nosso corpo e a respiração. É assim que o Pilates promove a consciência corporal, ajudando o praticante a saber como seu corpo está posicionado e como ele está se movendo.


Aliás, é por meio da consciência corporal que serão corrigidos os hábitos posturais que levam a uma má qualidade de vida e a um maior desconforto no desenvolvimento das atividades diárias.


Mas esse não é o único benefício. O Pilates tem um foco global, ou seja, não treina músculos isoladamente, e sim com movimentos mais globais e funcionais. Da mesma forma, não se baseia em exercícios de alongamento como se acredita, mas em exercícios de força que envolvem alongamentos.


O core


Enquanto alguns programas de treinamento se concentram no trabalho dos grandes músculos do nosso corpo, o método Pilates leva em conta o core (também chamado de centro, núcleo ou power house), que são os músculos que nos sustentam.


O core é o foco dos exercícios de Pilates. A ideia é que, durante os movimentos, toda a atenção seja colocada no uso e movimentação dos músculos do centro do corpo para fortalecê-los e assim melhorar a postura e o equilíbrio. Quando funcionam corretamente, os músculos da parte central do corpo se tornam um suporte eficaz quando se trata de apoiar o corpo.


Por ser o centro de gravidade onde se iniciam todos os movimentos, o fortalecimento do core vai ajudar a reduzir o risco de lesões e equilibrar a postura ao proporcionar mais força às extremidades do corpo. Isso significa que você vai se movimentar mais e melhor, porém com menos esforço.



51 visualizações
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA