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Princípios do Pilates para o novo ano e... para a vida


PARTE 1


Lá vem mais um ano e com ele as promessas. Você já parou para pensar que quanto mais se promete menos se cumpre? É por essa razão que o Pilates Ponto Norte não vai dar dicas de como alcançar seus objetivos em 2018. Nosso desejo é que você consiga ser o melhor que puder no próximo ano. As conquistas serão consequência. Como quase todas as nossas matérias têm o Pilates como tema, é exatamente com base nos seis princípios do método – concentração, centro, controle, precisão, fluidez e respiração – que preparamos nossos “conselhos”. Veja a seguir como descobrir e revelar a sua melhor versão em 2018.

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Concentração Joseph Pilates definiu o método criado por ele como o controle da mente sobre o corpo. Para tanto, é preciso estar consciente de cada parte do corpo e sabendo o motivo de cada movimento. É por meio da concentração que se atinge a excelência, e essa é uma característica fundamental para a realização dos exercícios de Pilates. Como aplicar no dia a dia. Durante a prática de Pilates, se você se concentrar e dedicar total atenção aos exercícios e realizá-los com total comprometimento, você obterá o máximo valor de cada movimento. É isso: concentração e dedicação. Sejam lá quais forem os seus objetivos, seja o que for que tenha que ser realizado, tenha total atenção e dedique-se. Procure sempre fazer tudo, até as coisas mais simples, da melhor forma possível. Centro No Pilates, esse centro é chamado de “Power House” (casa de força), isto é, um grupo de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Muitos dos movimentos do nosso corpo são provenientes desse centro. Quando fortalecidos e acionados de forma correta, os músculos do centro não só dão suporte à coluna como reduzem o risco de lesões e equilibram a postura ao proporcionar mais força às extremidades do corpo. Como aplicar no dia a dia. O Pilates desenvolve e utiliza a força do centro para apoiar, proteger e equilibrar todo o corpo, por que não criar um centro de coisas a fazer e metas a atingir? Assim como os músculos são recrutados para agir em prol de sua saúde, você pode começar a buscar caminhos para chegar aonde deseja. Pense sempre o seguinte: a sua casa de força é VOCÊ. Controle No Pilates, o controle é essencial para a qualidade de cada movimento. A lógica é simples de entender: exercícios e movimentos realizados sem controle podem levar a lesões, mas exercícios realizados com controle produzem resultados positivos. A intenção é que o praticante de Pilates realize os exercícios tão corretamente quanto o seu nível de habilidade permita, controlando e coordenando o movimento a partir do centro. Assim, o resto também será harmonioso. Como aplicar no dia a dia. Nada como ter controle de suas palavras e de seus atos. Dizer coisas das quais pode vir a se arrepender ou agir de forma imprudente pode trazer consequências desastrosas e às vezes irreversíveis. Tenha pensamentos positivos e procure não agir impulsivamente. Lembre-se da máxima que diz: “quem domina os outros é forte; quem domina a si mesmo é poderoso.”

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