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Benefícios do Pilates na osteoartrite



A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite que afeta as articulações, fazendo com que estas se tornem mais rígidas e a pessoa perca amplitude de movimento. Um equívoco comum, para quem foi diagnosticado com osteoartrite, é achar que precisa descansar. Ao contrário, é necessário se manter ativo e fortalecer a musculatura.

O Método Pilates é a forma ideal de exercício para pessoas que sofrem com o problema, pois, além de ser de baixo impacto, se concentra na força muscular, no controle, na postura e no movimento preciso e alinhado das articulações.

Uma combinação de mudanças de estilo de vida e exercício físico, incluindo medicação, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia, pode reduzir de forma significativa a dor, o inchaço e o movimento articular limitado, que são características da osteoartrite, e ajudar a pessoa a seguir com suas atividades normais.

Causas e sintomas


A osteoartrite (também diagnosticada como osteoartrose, artrose, artrite ou doença articular degenerativa) é uma doença das articulações em que ocorre a degeneração das cartilagens e também alterações das estruturas ósseas vizinhas, causando rigidez, dores e perda de movimentos na articulação afetada. Além disso, manifesta-se em ambos os sexos, e a intensidade das queixas aumenta com o passar dos anos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, “no conjunto das doenças agrupadas sob a designação de ‘reumatismos’, a osteoartrite é a mais frequente, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia".

Ainda que não seja possível indicar a causa exata, alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite:

  • Estar acima do peso.

  • Esforços físicos repetitivos

  • Doenças reumatológicas inflamatórias

  • Injeções intra-articulares repetidas de cortisona

  • Doenças congênitas do esqueleto

  • Doenças metabólicas e endócrinas

A osteoartrite pode afetar várias articulações ou apenas uma, de forma que a pessoa pode manifestar os sintomas da doença ou até mesmo não apresentar nada. Dentre os principais sintomas estão rigidez, dor, capacidade de movimentação limitada (se as articulações do quadril ou do joelho forem as atingidas) e inchaço nas articulações afetadas.


Movimentar é preciso

Embora os exercícios físicos (de impacto ou repetitivos) apareçam listados entre as possíveis causas da osteoartrite, é importante considerar a participação dos exercícios também no tratamento da doença. A prática regular não só mantém a pessoa ativa como ajuda a fortalecer os músculos e proteger as articulações.

Por essa razão, após o diagnóstico médico, é fundamental o acompanhamento por um Fisioterapeuta, que irá avaliar o seu caso e prescrever os melhores exercícios para você, de acordo com suas necessidades. Não se trata simplesmente de “fazer exercícios”. É necessário que seja uma atividade adequada e, consequentemente, realizada da forma correta.

É consenso na área médica que o exercício de fortalecimento muscular é o ideal para aliviar a dor da osteoartrite, bem como melhorar a função das articulações. Como as articulações rígidas se tornam dolorosas e dificultam os movimentos, o Pilates se encaixa como a escolha perfeita para aqueles que sofrem com a doença.

Fortalecimento muscular com Pilates

Além dos benefícios já conhecidos, como maior flexibilidade, consciência corporal, diminuição da fadiga, mais equilíbrio, bem-estar e outros, o Pilates pode proporcionar uma forma segura e eficaz de exercitar-se, tendo como resultado a melhora das articulações afetadas por meio do fortalecimento dos músculos.


Isso ocorre porque o Pilates é uma atividade de baixo impacto que trabalha no fortalecimento dos músculos estabilizadores do quadril (adutores, abdutores, flexores e extensores) em muitas posições funcionais. Os exercícios adicionam uma carga suave para promover um reforço muscular e aumentar a mobilidade, mesmo que os músculos ao redor da articulação estejam fracos inicialmente.

Outro ganho da atuação do Pilates na osteoartrite é que o método promove o fortalecimento do tronco, braços e quadril, e ao mesmo tempo trabalha o corpo todo. Com isso, além de ampliar os movimentos, ganha-se mais flexibilidade, equilíbrio e ainda melhora a postura.

Ademais disso, o alongamento oferecido por meio dos exercícios de Pilates é pensado para ajudar com o fluxo sanguíneo, o que ativa a circulação, e com a entrega de nutrientes para músculos e tendões. Uma melhor circulação também vai ajudar a amenizar as dores e a rigidez.

São muitos os benefícios que o Pilates tem a oferecer a pessoa com osteoartrite. Mas o maior de todos é ajudá-la a se sentir bem, livre de dores e confiante em sua capacidade de permanecer ativa, mesmo com suas limitações.


Para obter mais informações sobre osteoartrite, leia o artigo da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Clique aqui.

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