• Pilates Ponto Norte

Alongamento: uma tarefa para todos os dias

Muitos não entendem por que os fisioterapeutas e educadores físicos insistem em dizer que o alongamento é algo que deve ser regular... todos os dias. E não é só para quem faz exercícios não. Isso vale para todos!


O alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, e precisamos dessa flexibilidade para manter uma amplitude de movimento nas articulações. Sem o movimento constante, os músculos encurtam e ficam tensos.


Aí, quando você precisa dos músculos para qualquer atividade, eles estão fracos e incapazes de se estenderem o necessário. É exatamente assim que surge o risco de dores nas articulações, distensões e danos musculares.



Não é coisa de atleta


A necessidade de alongar-se não é algo exclusivo de quem pratica atividades físicas. Tarefas simples do dia a dia também exigem, e muito, de nossos músculos. Ter flexibilidade faz toda a diferença.


Estar sentado numa cadeira o dia inteiro, por exemplo, resulta em isquiotibiais tensos. No entanto, os isquiotibiais, músculos localizados na parte posterior da coxa, são responsáveis principalmente pelos movimentos de extensão do quadril e flexão do joelho. Assim, a rigidez desse grupo de músculos pode dificultar a extensão da perna ou o alongamento do joelho e em consequência o seu andar.


Do mesmo modo, quando os músculos, que estão tensos, são chamados subitamente para uma atividade extenuante que os alonga, como correr, eles podem ser danificados justamente por serem alongados de forma repentina. Além disso, os músculos lesionados podem não ser fortes o suficiente para apoiar as articulações, o que pode levar também a lesões nas articulações.


Alongar é preciso

Antes de iniciar as aulas de Pilates, todos os alunos têm seus minutos de alongamento. São exercícios realizados em aparelhos como o Barrel, Reformer, Cadillac, que ajudam a aquecer a musculatura, e músculos aquecidos são mais flexíveis.


O alongamento regular mantém os músculos longos, magros e flexíveis, e isso significa que o esforço não vai maltratar o músculo nem exercer muita força sobre ele. Além disso, se os músculos ao redor da articulação não são flexíveis, fica difícil se mover com eficiência. Isso significa que essa rigidez pode impedir que você faça movimentos completos e, pior, causar lesões.


Então, quando você se sentir tenso ou dolorido, pare e alongue-se. Tornar o alongamento um hábito diário vai ajudar a melhorar não apenas a sua flexibilidade como seu desempenho, seja qual for a sua atividade.


Não é preciso muito, apenas cinco minutos do seu dia já serão suficientes para despertar seus músculos, aliviar a tensão por todo o corpo e ajudar você a se sentir bem.

39 visualizações
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA