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Pilates como resolução de Ano Novo... do jeito certo



É ótimo ser proativo e definir metas, mas o problema é quando definimos metas inatingíveis. Quer ver um exemplo?

Pense em alguém que decidiu começar a se exercitar de forma intensa ou a fazer uma dieta radical. A primeira semana é ótima: os horários da malhação são cumpridos, os alimentos separados, tudo arrumado para a semana inteira; nas redes sociais as fotos recebendo curtidas de apoio e até despertando inveja.

Porém, por serem excessivos, tanto os exercícios quanto a dieta não duram muito. Aquilo tudo deixa de ser bom para a saúde e mais ainda para o ego. E aí vem aquela sensação de fracasso.

Devagar e sempre

Mas e se você começar devagar?

E se você se concentrar apenas no seu núcleo, ou seja, naqueles músculos que sustentam e estabilizam cada movimento que você faz?

Que tal movimentar abdominais, costas, pelve e ombros, e ainda todos os outros músculos que você sequer percebe que estão sendo trabalhados?

Se achou a ideia interessante, uma boa opção para quem quer começar ou voltar a se exercitar em 2019 são as aulas de Pilates. Aquele tipo de exercício tão popular do qual você tem ouvido falar há anos.

Mas o que talvez ainda não saiba é que ao optar pelo método Pilates você estará dando um grande passo não só para ficar em forma como também para prevenir lesões futuras.

Sem medo dos aparelhos

Você já se convenceu de que precisa se tornar mais ativo e decidiu experimentar o Pilates, mas fica assustado ao pensar naqueles aparelhos de “tortura”? Simplesmente esqueça! Você não precisa se preocupar com isso.

Os aparelhos de Pilates são a maneira perfeita para um novato começar, pois eles atendem a capacidade do seu corpo. Dependendo das necessidades de cada um, os aparelhos são ajustados para que os exercícios sejam mais difíceis ou mais fáceis.

Aliás, não se engane achando que começar com uma aula de Pilates que use apenas bola e elásticos é bem mais fácil ou seguro. Ao contrário do que parece, uma aula aparentemente simples como essa pode causar lesões se você não souber o que está fazendo. Isso porque alguns dos exercícios de solo podem ser muito avançados para um iniciante.

Núcleo forte, corpo fortalecido

Ter um núcleo forte é essencial não apenas quando se trata de exercícios. O fortalecimento desses músculos é fundamental para qualquer movimento ativo. O núcleo é o centro de gravidade do corpo, que liga a parte inferior à superior, sendo, portanto, fundamental para desenvolver o equilíbrio, a estabilidade e a coordenação.


Com raras exceções, poucas vezes as pessoas veem o corpo humano como uma criação incrível. No entanto, basta dar um pouco mais de atenção aos movimentos que você realiza para ver que o seu corpo é muito mais do que o espelho mostra.

Ele tem a capacidade de compensar as áreas fracas de maneiras que você nem percebe, até que não possa mais compensá-las. E é quando ocorre uma lesão. Eis por que o fortalecimento, aliado a fatores como flexibilidade, boa postura, boa capacidade respiratória e outros, é tão necessário.

Questões importantes da decisão

É por isso que estamos apresentando você ao método Pilates.

Mas para que seja uma decisão duradoura e com resultados efetivos, vamos propor uma abordagem mais sensata este ano. Um jeito meio Pilates Ponto Norte de ser...

Quer saber como? Então continue lendo!

Aqui você já deve saber o que quer. Ou seja, ter decidido que vai começar a se exercitar e que a atividade escolhida foi o Pilates.

Defina o que é necessário para levar seu objetivo adiante.

Exemplo: vou pesquisar estúdios de Pilates perto de minha casa ou do trabalho; tenho que verificar os horários de aula disponíveis; preciso fazer uma aula experimental para conhecer o estúdio e o Instrutor.

Se você quer mesmo aumentar as chances de não ver o seu ânimo diminuindo, e dentro de um período de tempo bem curto, então não deixe essa etapa incompleta. Se puder visite o estúdio, converse com o Instrutor de Pilates, tire dúvidas. Tudo isso é fundamental.

Decida como você vai fazer (seja específico).

Exemplo: vou fazer Pilates após o trabalho, 2 dias na semana; ou vou fazer Pilates pela manhã, 1 vez na semana.

Pense no que é melhor para você. Se o seu ideal, tanto financeiro quanto em relação à forma física, é 1 dia na semana, muito bem. Faça isso. Não extrapole nem tente se guiar pelo que outros fazem ou possam falar.

Seja gentil consigo mesma(o) e comece devagar. Lembre-se de que esse é o “seu” objetivo. Se defini-lo de forma razoável, as chances de que essa seja uma resolução bem-sucedida para um ano inteiro serão muito maiores.

Resolução... depois da resolução

Depois de tudo decidido, escolha um período de tempo no qual você vai reavaliar o seu objetivo.

Exemplo: vou passar a fazer Pilates 2 dias na semana durante 3 meses; se me sentir bem, passarei para 3 aulas por semana por mais 3 meses.

Intensificar gradualmente seus objetivos evitará o esgotamento e possibilitará um ano de sucesso para a sua resolução.

Pense nisso como se estivesse numa corrida com obstáculos... você tem que se aquecer antes de começar a correr e saltar os obstáculos maiores.

E então, preparado(a) para levar seu objetivo adiante em 2019?

Quer saber mais sobre o método Pilates, entre em contato.

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