• Pilates Ponto Norte

8 Perguntas (respondidas) sobre RPG


1. RPG e Fisioterapia são a mesma coisa?


A RPG, na verdade, é uma técnica fisioterápica. Podemos explicar sua diferença em relação à fisioterapia clássica e como ela consegue ajudar pacientes a melhorar por meio de suas três regras fundamentais:


Individualidade


Um problema de saúde se manifesta de modo distinto em cada um de nós.


Embora a dor nas costas de duas pessoas possa ser no mesmo local, a causa pode ser diferente e, com isso, uma pode apresentar dor ao se levantar e a outra ao permanecer sentada durante algum tempo. A RPG leva muito a sério a máxima de que não há dois pacientes iguais.


Causalidade


Quase sempre o sintoma é a consequência de um problema e não a causa.


Em abordagens terapêuticas voltadas para o sintoma, uma dor lombar, por exemplo, pode ser tratada apenas com terapias anti-inflamatórias ou locais e com isso, na maioria das vezes, o benefício é temporário. A RPG, ao contrário, promove o estudo cuidadoso do paciente e tenta alcançar, além da causa da dor, a doença ou o problema em si.


Globalidade


Na RPG, Todos os segmentos do corpo são analisados e tratados em conjunto, de modo que a evolução seja harmoniosa e envolva a pessoa da cabeça aos pés. Além disso, a origem de um problema e as consequências podem ser separadas no tempo e no espaço.


No tempo porque uma entorse antiga de tornozelo, por exemplo, pode estar relacionada a uma dor atual; e no espaço porque o tornozelo pode ser a causa de uma dor nas costas, por exemplo, porém está localizado longe da região lombar. A RPG trata o paciente como um todo, partindo da dor e progredindo em direção à causa com o objetivo de buscar a normalidade fisiológica.


2. Mas o que é RPG?


A Reeducação Postural Global (RPG) é um método de terapia manual aplicado no tratamento de diversos problemas, dentre eles escoliose, hérnia de disco, contraturas cervicais etc. Por meio da RPG realiza-se uma avaliação minuciosa da postura e uma abordagem global de cada indivíduo. O método usa a terapia manual através de exercícios de postura terapêutica e concentra-se no alongamento dos tecidos moles para ganhar flexibilidade, alcançar o equilíbrio do tônus ​​muscular e eliminar tensões desnecessárias.


3. Quem pode ser tratado com a RPG?


Como a RPG é um método suave, progressivo e ativo, respeita a capacidade de cada indivíduo. Portanto, pessoas de qualquer idade podem ser consideradas para indicação de tratamento.


4. Para que serve a RPG?

Não apenas para a correção postural serve a RPG. Além de problemas posturais e musculoesqueléticos, como hipercifose, escoliose, joelho valgo, alterações nos pés, o método pode também ser bem-sucedido em patologias agudas de origem mecânica, como hérnia de disco, lombalgia, torcicolo, tensão, contraturas cervicais e outras. Todo o trabalho com o paciente é realizado de forma individual.


5. Qual o objetivo da RPG?


O principal objetivo é melhorar e alinhar qualquer desvio da estrutural corporal, a fim de recuperar progressivamente as funções do corpo. Ou seja, o método de Reeducação Postural Global ajuda a corrigir a postura e aliviar queixas relacionadas a condições musculares ou ósseas que causam dor, fraqueza, rigidez ou perda de movimento.


6. O que mais a RPG pode fazer?


O método também tem mostrado resultados positivos em doenças degenerativas reumáticas, tais como espondilite anquilosante, dores persistentes nas costas, dores de cabeça, cefaleia tensional, tontura, problemas de equilíbrio, entre outros.


7. Qual profissional devo procurar?


É importante saber que o profissional habilitado a realizar tratamentos por meio da RPG é o Fisioterapeuta, que deve ser devidamente registrado em seu Conselho Regional.


8. Como é o tratamento de RPG?


Inicialmente o Fisioterapeuta realiza um exame postural detalhado do paciente. De forma bem simples, ele vai olhar a posição da cabeça, ombros e pernas; os músculos que estão mais rígidos; a postura da pessoa. Em alguns casos, vai verificar também a articulação afetada por algum problema e a causa da dor.


O trabalho é feito em posturas de alongamento. As posições em que o fisioterapeuta corrige as articulações e os músculos podem ter efeito prolongado mesmo após as sessões, desde que o paciente siga as orientações do fisioterapeuta.



Precisando de RPG?


Entre em contato com o Pilates Ponto Norte. Você vai ser atendido por fisioterapeuta responsável e experiente no tratamento por meio da Reeducação Postural Global.



Fotos: ScienceDirect


#RPG #reeducaçãopostural #desviosposturais

441 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA