top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

Pilates como tratamento efetivo para a hérnia de disco


Estima-se que 5,4 milhões de brasileiros convivam com hérnia de disco, enfrentando seus desconfortos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Se você chegou ao nosso blog procurando informações sobre Pilates, é provável que tenha dúvidas sobre a prática deste exercício ao lidar com uma hérnia de disco.


Antes de responder a essa questão, é importante compreender o papel dos discos intervertebrais.


Entendendo os Discos Intervertebrais


Composta por 23 discos, a coluna vertebral se beneficia dessas estruturas cartilaginosas elásticas, de tamanhos, espessuras e formas variadas. O anel fibroso constitui a parte externa mais rígida, enquanto o núcleo pulposo interno, gelatinoso, é essencial para a absorção de impactos.



Situados entre as vértebras, estes discos facilitam a mobilidade e absorvem choques durante atividades como correr, pular ou levantar pesos. Com o envelhecimento, a degeneração dessas estruturas pode reduzir sua eficácia na absorção de impactos, contribuindo para o desgaste vertebral.


Sintomas da Hérnia de Disco


A hérnia de disco é uma alteração na coluna vertebral, principalmente lombar e cervical, que tem como sintoma mais comum a dor, localizada na região onde está a hérnia, podendo irradiar para os membros superiores ou inferiores.


Mas os sintomas variam, podendo ir de um leve incômodo a uma dor incapacitante.


Se há hérnia de disco na coluna lombar, por exemplo, além da dor na região lombar, pode haver irradiação para uma das pernas. Agora, se há hérnia de disco na coluna cervical, a dor é no pescoço e pode irradiar para um dos braços.



Causas Mais Comuns


Dentre as causas mais frequentes estão

fatores como degeneração discal, má postura, esforços bruscos, levantamento inadequado de peso, obesidade e sedentarismo.


Felizmente, a tendência natural é a regressão da hérnia, com várias opções de tratamento disponíveis, muitas sem necessidade de cirurgia.


A Contribuição do Pilates


É fundamental procurar orientação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Isso não é diferente diante de um diagnóstico de hérnia de disco, visto que nem toda e qualquer atividade física será eficaz nesse caso.


O Método Pilates tem sido amplamente recomendado pelos médicos por ser de baixo ou nenhum impacto. As atividades desenvolvidas nos estúdios, por fisioterapeutas experientes, oferecem a dose ideal de assistência profissional, prevenção e conforto.



No Pilates Ponto Norte, recebemos e tratamos pacientes com hérnia de disco que se beneficiam com os exercícios e têm grande evolução.


O paciente André (foto acima) iniciou o Pilates por indicação médica, com o objetivo de reduzir os sintomas da hérnia de disco. Mas o resultado, depois de 1 ano foi muito além disso. Houve o aumento da força muscular, melhora postura, além de um corpo mais uniforme e livre de dores.


Fortalecimento e Flexibilidade


O método Pilates foca na ativação e fortalecimento dos músculos profundos e superficiais do tronco, promovendo alinhamento, mobilidade, fortalecimento, e flexibilidade da coluna vertebral. Isso não só alivia os sintomas mas também aborda a causa raiz, distribuindo o peso e a pressão de forma equilibrada ao longo da coluna.


Se o seu trabalho exige que você permaneça sentado por longos períodos de tempo, por exemplo, os músculos ao redor de sua coluna, chamados de núcleo ou core, podem se tornar fracos. Os exercícios vão atuar buscando gradualmente fortalecer e ao mesmo tempo aumentar a flexibilidade e a coordenação.


Os exercícios de flexibilidade são mesmo fundamentais, pois promovem o alongamento dos tendões e músculos do quadril, o que ajuda a diminuir a força adicional sobre a coluna, assim como reduz significativamente a dor nas costas, mesmo em casos de hérnia.

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page