top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

‘Sem esforço, não há recompensa’

“A mente, quando alojada dentro de um corpo saudável,

possui uma gloriosa sensação de poder.”

Joseph Pilates


Ser resistente à mudança é da natureza humana, especialmente quando essa mudança apresenta um desafio. Mas a mudança é inevitável, então, em vez de combatê-la, podemos usá-la para nos fortalecer.


É aí que entra a resiliência.


Embora tenha muitos significados, resiliência pode ser definida como resistência, isto é, a força que suporta ou anula os efeitos de uma ação. Também pode significar elasticidade, que é a capacidade de voltar à forma anterior.


Quando se trata de saúde, ter resiliência significa ser capaz de se adaptar e se recuperar após uma situação difícil ou pode significar a diferença entre atingir seus objetivos ou falhar neles.


Então, como você pode fortalecer a sua resiliência?


A resiliência se forma como resultado de nossas experiências. Embora você possa não estar ciente de sua resiliência todos os dias, são suas escolhas diárias que determinam sua força.

Desenvolver a resiliência tem muito a ver com a união mente-corpo. Se seu corpo ou mente não são saudáveis, é menos provável que você desenvolva a resiliência para se recuperar dos desafios que podem surgir pelo caminho.


Resiliência e exercícios

A resiliência costuma andar de mãos dadas com o exercício, pois são muitos os desafios que a atividade física apresenta para o corpo e a mente. Ter resiliência física pode ajudar na recuperação mais rápida de uma lesão; e ter resiliência mental pode ajudar a realizar um treino difícil e, consequentemente, a alcançar seus objetivos.


O Pilates, por exemplo, abrange todos os aspectos da resiliência – física, mental e espiritual – e cria um ambiente para que esses aspectos trabalhem juntos. Você não vai obter as verdadeiras recompensas do Pilates após uma aula. Você precisa de resiliência para continuar praticando, esforçando-se e desenvolvendo disciplina para sentir os benefícios.


Trabalhar a resiliência pode ajudar você a retomar o controle de sua vida. Mais importante ainda, é o que vai dar autoconfiança e permitir que você encare os desafios de frente. Mesmo que seja algo simples, mas que você sempre vem adiando, como iniciar uma atividade física.


129 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page