• Pilates Ponto Norte

Mente, corpo e espírito: união saudável

No dia a dia, as pessoas parecem funcionar no piloto automático, sem pensar muito no que comem, bebem ou como se movem. Com isso, os opostos surgem por toda parte: pessoas que comem demais e também aquelas que mal se alimentam. Infelizmente, em muitos casos essas escolhas alimentares são ditadas por conveniência e custos em vez de saúde e bem-estar.


Mas não vamos aqui dar dicas de cardápios nem dietas. Se você é leitor(a) do nosso blog sabe muito bem que sempre destacamos a singularidade do indivíduo, ou seja, cada ser é único e, portanto, algumas de suas necessidades terão de ser atendidas de forma personalizada. E isso vale tanto para um programa de exercícios como para uma dieta.


O que vamos fazer é dar uma ajudinha, de modo a incentivar a busca pelo que é melhor para você. Mas, como tudo na vida, educar-se e fazer melhorias exige foco e disciplina. Esse, sim, é o caminho para unir de forma saudável mente, corpo e espírito.


5 coisas que você pode começar a fazer JÁ:


1. Fique de olho no peso


Ser obeso ou estar com sobrepeso pode levar a problemas de saúde como diabetes, certos tipos de câncer, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Por outro lado, estar abaixo do peso também pode afetar a saúde.


A maioria dos adultos precisa perder peso e para tanto é preciso comer menos calorias. Se este é o seu caso, coma de forma saudável e equilibrada, procurando reduzir os alimentos ricos em gordura saturada e açúcar.


Para quem está na contramão, querendo quilinhos a mais, não é recomendável sair comendo tudo que deseja, pois deve-se ter cuidado com o aumento do colesterol, por exemplo.


Nos dois casos, é fundamental procurar profissionais como endocrinologista e nutricionista, que certamente ajudarão a alcançar o seu objetivo, seja ele perder ou ganhar peso.


2. Beba com moderação


Para uma boa hidratação, é necessário beber de 6 a 8 copos de água todos os dias. Algumas frutas, como melancia e melão, também ajudam a equilibrar a hidratação do organismo. Além disso, muitas bebidas contam, mas aí não estão incluídos refrigerantes e bebidas alcoólicas.


Aliás, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas a longo prazo pode resultar em pressão alta, cirrose hepática, além de aumentar a circulação de gorduras no organismo. E não esqueça: o álcool é rico em calorias.


Bebidas isotônicas, repositoras e energéticas também devem ser consumidas com cautela. Estudos das Universidades Estadual e Federal da Paraíba indicaram que, em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea.


3. Não pule o café da manhã


Algumas pessoas ignoram o café da manhã: ou porque simplesmente não gostam de comer logo cedo ou porque acreditam que vai ajudá-las a perder peso. Mas a primeira refeição tem efeitos positivos sobre o desempenho mental, ampliando a concentração ao longo da manhã.


O café da manhã saudável é parte importante de uma dieta equilibrada, pois, além de ajudar a repor a energia gasta durante o sono, fornece vitaminas e minerais indispensáveis para uma boa saúde.


4. Faça exercícios


Esta é uma recomendação que está por toda parte e em todos os meios. Por que será?


Porque ser fisicamente ativo ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, de acidente vascular cerebral e diabetes, e ainda pode auxiliar na manutenção do peso ideal.


Praticar atividade física não significa horas na academia. Você pode encontrar maneiras de encaixar o exercício em sua vida diária. Por exemplo, descer um ou dois pontos antes de casa ou do trabalho e caminhar.


Você pode também optar por atividades que desafiam o corpo em vários níveis (cárdio, mental e físico), como o Método Pilates, programa de condicionamento intensivo que alia o controle da respiração a movimentos que ajudam a melhorar a resistência, ganhar força e flexibilidade.


5. “Meu corpo é o meu templo”


Apesar de antigo, é um ditado que continua valendo.


Trate seu corpo com respeito e pense no seu bem-estar e em ter uma vida saudável antes de qualquer vaidade excessiva.


65 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA