Bosu ball – O toque especial das aulas de Pilates
- Pilates Ponto Norte
- 17 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2019

Você já viu pessoas em academias subindo e descendo do que parece ser metade de uma bola com um apoio embaixo? Se a resposta é sim, então você talvez já tenha noção do que estamos falando. Mas se nunca viu e sequer tem ideia do que seja, então vamos apresentar você ao Bosu ball.
Trata-se basicamente da metade de uma bola de borracha de 65 centímetros de diâmetro sobre um fundo plano antiderrapante, capaz de suportar até 140 kg. Embora possa parecer estranho, este equipamento é uma opção divertida e eficiente para diversos tipos de exercícios.
A palavra Bosu vem do termo em inglês Both Sides Up, que significa “ambos os lados para cima”. É exatamente o que acontece em seu uso durante uma atividade física, pois os dois lados podem ser utilizados alternadamente.
Inventado em 1999 por David Weck, hoje o Bosu faz parte da rotina de exercícios em academias e especialmente em estúdios de Pilates.
Não sem razão, o Bosu deixa muita gente intrigada sobre o seu uso. E não é para menos, afinal, como pode metade de uma bola de borracha servir para alguma coisa?
Pois saiba que são muitas as possibilidades de uso assim como os benefícios.
Benefícios
O fator principal deste equipamento está no equilíbrio, pois, ao realizar o treinamento em uma base instável, consegue-se tonificar músculos importantes, principalmente a área abdominal. Por essa razão, pode ser usado em exercícios cardiovasculares e até na reabilitação de lesões.

No que diz respeito aos principais benefícios alcançados durante a prática de exercícios no Bosu, há aqueles que os distinguem em melhorias produzidas nos níveis físico e psicológico.
Dentre os benefícios físicos estão:
Tonificação do corpo, em geral o aumento da resistência por meio do fortalecimento da musculatura do abdome, região pélvica, pernas, pés, tornozelos, glúteos, costas e tronco.
Maior flexibilidade, agilidade e coordenação.
Melhora da postura.
Ajuda na prevenção e recuperação de lesões
Previne doenças nas regiões lombar e cervical.
Contribui para a perda de peso a partir da realização de exercícios aeróbicos.
Já no plano mental, como a maioria dos exercícios no Bosu também aumentam a liberação de endorfina, isso favorece grandemente o bem-estar geral. Além disso, reduz o estresse e melhora a capacidade de concentração.
Bosu no Pilates
Embora muitos estejam conhecendo agora o Bosu, este, na verdade, é um equipamento não só conhecido como bem usado por alunos de Pilates. Ainda mais por ser prático e permitir expandir certos movimentos que podem ser ligeiramente limitados no solo.

O uso deste esquipamento é interessante para exercitar o equilíbrio e aprender a gerenciar a estabilidade do corpo. Você verá que a instabilidade proporcionada pelo Bosu acrescenta um certo ponto de intensidade aos exercícios, beneficiando também grupos musculares internos que geralmente não funcionam tanto.
O Bosu é muito útil para fortalecer os pés e tornozelos, bem como as mãos e punhos, razão pela qual é utilizado em recuperações de entorses e lesões dos tornozelos e pés.
Além disso, também é usado para trabalhar o abdominal, cervical, ombros, cotovelos, joelhos, bíceps e tríceps.
São muitas as possibilidades de exercícios no Bosu, seja no lado curvo ou no lado plano, seja sentado, deitado ou de pé. Mas não é preciso ter medo ao fazer exercícios de pé sobre o Bosu, pois até que você consiga equilibrar-se e iniciar qualquer movimento, o Instrutor estará ao seu lado, apoiando e indicando o que fazer.
Como se vê, o Bosu é a ferramenta perfeita para melhorar o condicionamento cardiovascular, a resistência muscular, o alinhamento postural, o condicionamento físico e o equilíbrio, visto que desafia todas as habilidades, tanto do aluno iniciante em Pilates quanto do mais avançado, e de várias idades.
Por levar a resultados notáveis em termos de tônus muscular e força, equilíbrio, coordenação e outros, o Bosu passou a ser um equipamento indispensável nas aulas de Pilates.
Bình luận