top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

5 segredos do Pilates que você precisa conhecer



5 segredos do Pilates - Blog Pilates Ponto Norte
Segredinhos que surpreendem os iniciantes de Pilates

São várias as matérias pelo nosso site e no blog sobre os benefícios mais do que especiais do Pilates. No entanto, é possível que algumas pessoas pensem que são exagerados ou apenas uma forma de “atrair” alunos para o studio.


Mas a verdade, que é comprovada por todos que começam a fazer Pilates, é que eles ficam SURPRESOS. Quer saber por quê?


Vamos dividir com você 5 segredinhos que tem surpreendido as pessoas que começam a praticar Pilates. E agora você também vai conhecê-los.


1 Seu corpo se sente melhor de forma mais rápida! Enquanto estamos bem, e não andando por aí com lesões, tudo que temos (e a maioria de nós tem) são pequenas dores que às vezes perduram. Os novatos do Pilates sempre ficam surpresos com o quanto se sentem melhor depois de uma aula.


Uma das razões é uso de molas nos aparelhos de Pilates. Elas ajudam a pessoa a se movimentar com maior facilidade e controle. Além disso, fazem você sentir a resistência durante a contração no ponto mais forte do músculo e menos resistência no início e na conclusão dos movimentos, o que alivia o estresse nos tendões, ligamentos e articulações.


2 Seu corpo não apenas se sente melhor. Fica melhor. Muitos Instrutores costumam dizer que, mesmo trabalhando com o método há anos, ainda se surpreendem com a rapidez com que os corpos dos alunos respondem ao Pilates.


Joseph Pilates não estava brincando quando disse: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.”


3 Pilates vai além da sua hora no estúdio. Como o Pilates integra corpo e mente, você aprende intuitivamente a usar seu corpo com mais eficiência ao longo do dia de modo a evitar desconforto. Sem perceber, sua consciência corporal chamará a sua atenção em momentos como assistindo à TV, dirigindo, carregando peso ou simplesmente levantando da cama.


Claro que nada disso faz parte de uma aula de Pilates, mas os princípios aprendidos podem ser aplicados em todos os lugares. Os benefícios das sessões são multiplicados quando os alunos aplicam os princípios do Pilates fora do estúdio.


4 Pausa mental e emocional do estresse diário. Pilates se concentra em um elemento vital para acabar com o estresse, a ansiedade e a tensão: a respiração. Respirar bem permite que o sangue bombeie mais oxigênio para o corpo, estimulando a circulação e fazendo com que a pessoa se sinta revigorada.


5 segredos do Pilates - Blog Pilates Ponto Norte

Hoje, muitos psicólogos e psicoterapeutas indicam o Pilates para ajudar em problemas de depressão e ansiedade, os alunos não só desfrutam dos benefícios do método como também da sensação de bem-estar e de ter recuperado a autoestima.


5 Pilates não é fácil, mas é possível. Há quem diga que Pilates é uma atividade bem fácil. Mas já na primeira aula cada aluno passa a acreditar na máxima que diz: “Se está fácil, não é Pilates. Na verdade nem sempre é como nas fotos de publicidade, em que as pessoas aparecem com rosto sereno mesmo na postura mais complicada.


Os praticantes reais de Pilates às vezes reclamam, suam e até fazem cara feia dependendo do esforço. E não importa o nível, é difícil encontrar alguém que diga que as aulas são fáceis. Porque não são! Mas são compensadoras no momento em que o aluno se vê livre de dores crônicas, começa a ver seus músculos tonificados, seu corpo flexível e a postura correta.


Como se vê, são segredos que na verdade estão ao alcance de todos. Exatamente porque o Pilates é um adequado para qualquer idade e indicado praticamente para todas as pessoas. É um método que envolve grande número de exercícios de intensidade e dificuldades distintas, mas que podem se adaptar tanto a uma criança quanto a um adulto, alcançando cada qual seu objetivo sem sofrer lesão alguma.


O Pilates não é milagroso, mas pode fazer coisas incríveis pelo seu corpo, sua mente e por você.



504 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page