top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

O poder do Pilates


Um dia o filósofo irlandês George Berkeley expressou o seguinte pensamento: “Se uma árvore cai na floresta e não há ninguém por perto para ouvir, a queda faz barulho?”

Esta questão do século 18 não poderia ser mais pertinente do que relacioná-la com o Método Pilates. Milhares de instrutores em todo o mundo são categóricos ao dizer que mais pessoas precisam ouvir sobre o poder do Pilates. Há tantos processos de transformações extraordinárias que acontecem com as pessoas nos estúdios, mas essa informação nem sempre é apresentada em sua totalidade.

Fotos de mulheres e homens com a flexibilidade do Senhor Fantástico (personagem do Quarteto Fantástico que possui a habilidade de se esticar muito além do normal) ilustram um grande número de matérias e artigos. Abdomes perfeitos, parecendo desenhados à mão, são expostos como se pudessem se tatuados em qualquer corpo. Tudo isso está muito aquém do poder transformador do Método Pilates.


Pilates é para todos e seus verdadeiros benefícios precisam ser reconhecidos até mesmo por pessoas que nunca viram um Reformer, por exemplo, pois se trata de um potente método de exercício físico e mental que requer uma prática muito precisa. Ou seja, não é somente repetir exercícios. O importante é a exigência de fazer cada movimento com excelência, e quanto mais precisão melhor.

Para grandes atletas e para você também

O método Pilates serve praticamente para todo mundo, sendo a atividade ideal para bailarinos e atletas de todo tipo. Até mesmo os de elite, como os jogadores do FC Barcelona e o tenista Rafael Nadal, aplicam as técnicas do Pilates para minimizar problemas físicos.

Mas este não é um método apenas para atletas profissionais. Também chamado Contrologia, já que o seu criador, Joseph Pilates, definiu o método como a arte e a ciência de controlar o corpo e a mente, o Pilates é a atividade para qualquer pessoa, independentemente de idade ou nível de condicionamento físico.

A razão disso é que cada movimento no Pilates é realizado de forma completa, avançando pouco a pouco, conforme o corpo permita. Apesar do grande número de exercícios de intensidade e dificuldades diferentes, cada aula é específica e adaptada às condições de cada aluno.

Consciência corporal

Quando se fala no poder do Pilates, não significa que tudo é possível por meio de sua prática.


O poder do Pilates - Blog Pilates Ponto Norte

Não! O Pilates não cura nem é milagroso, porém é, também, uma ferramenta de reabilitação que contribui não apenas para o alívio de dores como fundamentalmente para o fortalecimento e o equilíbrio corporal, de modo a evitar lesões.

Por essa razão, os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. Com isso, a técnica de Pilates promove a consciência da respiração, do corpo e, logo, da postura.


e-book O que é Pilates e o que ele pode fazer por você - Pilates Ponto Norte

Que saber um pouco mais sobre Pilates?

Baixe agora o nosso e-book

O que é Pilates e o que ele pode fazer por você

É grátis!

190 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page