• Pilates Ponto Norte

Placar saudável: Pilates: 11. Estresse: 0.


Pilates e estresse - Blog Pilates Ponto Norte

Descontrole emocional, ansiedade, agressividade, estresse, medo, tensão hoje estão presentes, em maior ou menor grau, na vida de todos. As consequências, na maioria das vezes, se refletem em nosso corpo, que sofre com dores, má postura, rigidez muscular e outros problemas bem mais graves como diabetes, doenças de pele, disfunção erétil etc.


A boa notícia é que cada vez mais pessoas estão entendendo a importância de estar em boa forma física para levar uma vida saudável e feliz. Também estão descobrindo que o Método Pilates é o melhor aliado para mitigar os efeitos negativos que esses problemas do dia a dia trazem.


Este método, criado por Joseph Pilates na primeira metade do século XX, é baseado em movimentos altamente controlados, seguidos pela respiração consciente. Os exercícios do Pilates funcionam como um todo integrado: fortalece, alonga, tonifica e melhora a postura, além de oferecer flexibilidade e equilíbrio, evitar lesões e ser usado no trabalho de reabilitação.


Pilates no combate ao estresse - Blog Pilates Ponto Norte

Mas não só o corpo é o grande beneficiado. Os exercícios físicos por si sós podem diminuir os níveis de cortisol, no entanto é a qualidade dos movimentos que vai ajudar a alcançar a sensação de domínio sobre mente e corpo.


Equilíbrio perfeito


O grande princípio do Método Pilates é o controle. Em cada exercício você tem que controlar a posição correta do corpo, a execução dos movimentos e a respiração, por isso é essencial se concentrar durante a prática.


Como dito antes, no Pilates, o importante não é a quantidade de exercícios, e sim a qualidade com que são realizados, para que seja possível atingir um dos objetivos essenciais do método que é o equilíbrio perfeito entre corpo e mente.


A prática de Pilates cria consciência e responsabilidade em seu corpo, e pode ser praticado por crianças e adultos, sem limite de idade. Isso é possível porque os exercícios sempre são modificados para cada pessoa, com adaptações ideais de acordo com a aptidão e necessidades de cada um.


Escolha saudável


Se você está iniciando ou apenas pensando em exercitar-se, é fundamental estar consciente da importância da conexão total entre corpo e mente durante a prática de exercícios físicos.


Exercícios, como os proporcionados pelo Pilates, ajudam a reduzir o estresse e a nos manter relaxados, pois cada movimento está condicionado pelas emoções. Assim, o bem-estar da sua mente corresponde ao bom funcionamento do seu corpo e vice-versa.


Muitos podem ser os problemas diários, que sobrecarregam o corpo e cansam a mente, mas algumas vezes uma simples escolha pode reverter a situação. O placar da sua saúde pode mudar, e muito, adicionando a prática de Pilates a sua vida.


11 aspectos positivos do Pilates no combate ao estresse - Blog Pilates Ponto Norte

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates