top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

Pilates para necessidades específicas


Hoje, dia 3 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Embora as Paralimpíadas tenham acabado em agosto, a consciência de que pessoas com necessidades especiais, em qualquer grau, precisam de apoio, incentivo e, acima de tudo, respeito precisa estar continuamente presente. A fisioterapia e o Pilates têm sido um desses apoios fundamentais no crescimento de quem possui limitações em seus movimentos.

Mas ao se falar em atividade física, há quem pense em um corpo musculoso e exercícios executados com firmeza. Há, ainda, quem pense em academias e em grupos de pessoas em esteiras.

E ao se falar em Pilates? A verdade é que o pensamento voltado para a perfeição não muda tanto, pois há quem pense em corpos leves e ágeis em movimentos que são para poucos. Bem, quem pensa assim precisa conhecer melhor o método Pilates.

Todos os níveis de aptidão

Alguns indivíduos seriamente debilitados, lesionados, deficientes físicos ou mesmo idosos muitas vezes não se sentem capazes de realizar qualquer tipo de exercício. Felizmente, o método Pilates é uma opção perfeita para todos os níveis de aptidão e idades. Tanto que hoje é aceito pelas comunidades médicas e de reabilitação, que estão aplaudindo os benefícios e progressos dos praticantes.


Joseph em uma aula de Pilates - Blog Pilates Ponto Norte

Joseph com seus alunos em uma aula de Pilates

A ideia de usar Pilates para a reabilitação não é nova. Joseph Pilates, criador do método, começou a desenvolver seu trabalho com soldados que haviam ficado inválidos durante a Primeira Guerra Mundial. E ainda hoje o Pilates continua a ser usado para criar experiências positivas de mobilidade para aqueles com qualquer tipo de disfunção de movimento.

Pilates personalizado

Os indivíduos que caminham com assistência, bem como aqueles em cadeiras de rodas, podem obter benefícios extraordinários mediante um programa de exercícios especializado.

Os exercícios de Pilates, desenvolvidos, também, para aqueles que não conseguem estar de pé em um reformer ou outro aparelho de Pilates, são facilmente adaptáveis. Existem centenas de exercícios que podem ser executados a partir de uma posição sentada.

Na cadeira, por exemplo, movimentos são realizados por conta própria ou com a ajuda de faixas elásticas ou pequenos pesos. Outras peças usadas pelo instrutor, como as caixas, podem ajudar o aluno a alcançar a altura ideal em determinado aparelho e, assim, realizar muitas das atividades feitas por qualquer pessoa em aparelhos de Pilates tradicionais, inclusive com a resistência das molas.


Aluno portador de necessidades especiais - Blog Pilates Ponto Norte

Aluno do Pilates Ponto Norte realiza exercício na Ladder Chair (cadeira)

com o auxílio de caixa, própria dos aparelhos de Pilates

Integração corpo-mente

Como a base do Pilates é o alinhamento postural, a força do núcleo, a estabilidade e mobilidade dos braços e pernas, a maioria das progressões de exercícios começam na posição deitada ou sentada, com foco na respiração profunda, eficiente e consciente.

A ideia é integrar mente e corpo, o que pode gerar benefícios surpreendentes. O Pilates, aliás, também é uma modalidade perfeita para a reabilitação de uma lesão relacionada a um ou outro esporte.

Mesmo quando um praticante de Pilates apresenta uma lesão no joelho, por exemplo, os padrões de movimento são projetados de modo a fortalecer o corpo como um todo, o que tem demonstrado ser muito mais eficaz do que o isolamento do local da lesão. Esse processo acontece a partir do fortalecimento dos músculos do núcleo e, em seguida, trabalhando-se no sentido de fortalecer e alongar o resto do corpo.

Qualquer pessoa praticamente pode obter melhorias para várias disfunções do movimento, incluindo problemas neurológicos, restrições cardiopulmonar, queixas ortopédicas e uma série de outras condições fisiológicas. Seja qual for o nível de deficiência ou limitação, o Pilates pode ser não apenas um ponto de partida, mas também uma ferramenta de “manutenção” para aqueles com necessidade de prática permanente.

Agora, quando você pensar em exercícios, especialmente em Pilates, pense em um método que engloba todas as pessoas, não importando o quão específicas sejam suas necessidades.

Leia também:

109 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page