• Pilates Ponto Norte

Pilates – um reforço à reabilitação



O método Pilates aplicado à reabilitação é uma opção que pode ser complementar a qualquer outra técnica de terapia ou de recuperação. Por essa razão, médicos neurologistas, ortopedistas, reumatologistas e também fisioterapeutas têm indicado Pilates para a recuperação de seus pacientes nos mais diversos casos. Uma das razões é que o Pilates é uma atividade de baixo impacto, que visa principalmente fortalecer o corpo e reabilitá-lo de forma harmoniosa.

Embora muitos acreditem que o método é voltado apenas para tonificar os músculos e fortalecer o corpo, é bom saber que o Pilates surgiu como atividade voltada a uma causa nobre. Além disso, não é uma atividade moderna, já que foi criada pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial.

E surge o Pilates

Preso em um campo de concentração, o objetivo inicial de Joseph era manter o bem-estar físico e mental de todos. Para tanto, insistia que todos se mantivessem ativos. Como alguns soldados estavam feridos e não podiam sair da cama, ele utilizou as molas e elásticos dos leitos hospitalares para aplicar movimento de resistência aos músculos dos pacientes, de forma que estes também pudessem se exercitar. Era o rascunho do que seriam seus aparelhos mais adiante.


Após o sucesso de sua invenção, com os resultados positivos obtidos quando a guerra terminou, Joseph viajou para Nova York e lá estabeleceu o primeiro estúdio do método Pilates, que ele chamou de “Contrology” (Contrologia em português), visto que os exercícios exigiam controle e equilíbrio do corpo.

Inicialmente, o método se popularizou entre atrizes e bailarinos da Broadway, em especial por conseguirem músculos mais fortes e tonificados, além de articulações flexíveis. O resultado, por sua vez, se refletia nas apresentações, uma vez que o público podia ver seus movimentos mais delicados.

Por outro lado, aqueles que enfrentavam problemas também recorriam ao Pilates, que era utilizado para reabilitar lesões nas costas e articulações.

Técnica segura e completa

A essência do Pilates é a respiração e o controle do corpo e músculos, com ênfase no fortalecimento do abdome. Ao se fortalecer a região abdominal, previne-se lesões nas costas e nas articulações e ocorre uma melhora significativa na postura.

Por essa razão, cada vez mais pessoas estão interessadas em Pilates como aliado para a sua reabilitação, e chegam aos estúdios recomendados por seus médicos ou fisioterapeutas. Isso porque o método Pilates é baseado em uma série de exercícios que estimulam o equilíbrio muscular, desenvolvendo tanto a musculatura forte como a fraca, músculos internos como externos, fortalecendo e respeitando não só a coluna vertebral como as articulações.


Ao desenvolver o corpo de forma homogênea e uniforme, abrimos caminho para restabelecer o equilíbrio de todos os grupos musculares, compensar os músculos antagonistas (aqueles que ajudam a mover a parte do corpo trabalhada de volta ao local de origem após a execução do movimento), corrigir posturas erradas, aumentar a força, o controle, a coordenação e a flexibilidade de todo o corpo, além de adquirir consciência corporal.

Ainda que possa ser usado para a reabilitação, importante destacar que o método Pilates é também uma técnica preventiva excelente que fortalece o corpo contra possíveis lesões, trabalhando-o desde o centro até as extremidades. Trata-se, portanto, de uma técnica segura, efetiva e completa.

Leia também:

Pilates para necessidades especificas

Terapia de reabilitação que vale para todos

#pilates #benefícios #fortalecimento #pne

13 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA