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Ossos saudáveis com Pilates



Se você foi diagnosticado com osteoporose ou osteopenia, você não está sozinho. A pesquisa Brazos (The Brazilian Osteoporosis Study), sobre o “impacto da osteoporose no Brasil”, apontou que no país existe a prevalência da doença em pelo menos 13% dos homens e 15% das mulheres, e muitos sequer sabem que têm osteoporose.


O estudo contou com o total de 2.420 indivíduos, provenientes das cinco regiões do Brasil e de todas as classes socioeconômicas. Foram avaliados aspectos relacionados aos hábitos de vida, fraturas, ingestão alimentar, atividade física, quedas e qualidade de vida.


Osteopenia ou Osteoporose?


Há quem confunda osteopenia com osteoporose ou até pense que são a mesma coisa. Mas a osteopenia é a perda da massa óssea no seu estágio inicial, sendo ainda possível recuperá-la, desde que essa perda seja detectada logo no início. Porém, se a doença não for tratada a tempo pode evoluir para o estado avançado, que é a osteoporose.


A osteoporose é, portanto, uma síndrome na qual existe uma fragilidade óssea que torna a pessoa mais vulnerável a fraturas. Trata-se de uma doença silenciosa, que não apresenta sintoma aparente. Exatamente por isso quase sempre só é descoberta por causa de alguma fratura.


A origem da osteoporose está ligada a uma série de fatores, tais como senilidade, menopausa e predisposição genética, de forma que é fundamental que a prevenção à doença comece desde cedo. Cuidados como uma dieta rica em cálcio e vitamina D (leite e seus derivados e vegetais de folha verde escura), a exposição ao sol e exercícios regulares são alguns meios para evitar a doença.


Como os exercícios beneficiam seus ossos


Assim como os músculos, os ossos são feitos de tecidos vivos que mudam de forma, massa e espessura devido ao uso. Você pode fortalecer os músculos levantando peso na academia ou carregando caixas pesadas no trabalho ou também fazendo flexões e até empurrando carrinhos ou máquinas. Quanto aos ossos? Bem, você pode fortalecê-los da mesma forma... com segurança.


Depois de consultar o médico e após o diagnóstico de osteopenia ou osteoporose, é importante continuar a preservar a densidade óssea. Não somente medicação como também exercícios podem reduzir drasticamente fraturas relacionadas com a osteoporose. É por isso que cada vez mais médicos recomendam o método Pilates como a atividade ideal para que a pessoa assuma o controle de sua saúde óssea e até mesmo reverta alguns dos sintomas da doença.


Pilates: o programa ideal de exercícios


Os exercícios de Pilates vão fortalecer os músculos e também os ossos. Para os alunos diagnosticados com osteoporose, o fisioterapeuta e instrutor de Pilates vai ter sempre cuidados preventivos, com instruções sobre como desenvolver posturas corretas que podem evitar lesões e fraturas no futuro.


O aluno vai aprender a desenvolver um núcleo forte, combinado com exercícios que melhoram o equilíbrio, ampliam a extensão torácica, aumentam a força e a mobilidade do quadril juntamente com a dos pulsos e ombros. Além disso, desenvolver boa postura é essencial. Assim, à medida que a pessoa evolui no Pilates, mais consciência corporal ela ganha.


Outro aspecto importante associado ao método é o aumento da densidade óssea. Estudos mostram que é possível aumentar a densidade óssea com exercícios de rolamento e resistência em combinação com uma dieta adequada e suplementos nutricionais. Os variados exercícios realizados nas aulas de Pilates, sempre de forma segura e eficaz, proporcionam não só a formação de um núcleo poderoso, mas também melhor equilíbrio, mais flexibilidade e postura melhorada.


Com base em princípios biomecânicos, o Pilates incorpora o fortalecimento ósseo aliado a técnicas posturais que vão beneficiar o corpo inteiro, cuidando da saúde óssea e articular. A ampla variedade de exercícios do método, desenvolvidos em programas personalizados, vão tornar o seu corpo mais forte, mais saudável e você mais feliz.


Leia também: Pilates: mais do que postura

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