top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

Pilates para Crianças: aptidão para o futuro


A saúde das crianças de hoje está comprometida por uma cultura de conveniência e atividade cada vez mais sedentária. Comer fast food, assistir TV, acessar a internet ou usar o celular tornou-se habitual, em detrimento de uma dieta nutritiva e atividades físicas.


Crianças e Pilates - Blog - Pilates Ponto Norte

Um relatório recente do Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, localizada em Washington, Estados Unidos, indica que aproximadamente 30,3% das crianças entre 6 e 11 anos estão acima do peso e que 15,3% são obesas. Quanto aos adolescentes entre 12 e 19 anos, 30,4% estão com sobrepeso e 15,5% são obesos. Números que são maiores a cada ano.

Pais preocupados estão agora procurando por programas de exercícios para seus filhos num esforço de mantê-los em forma e educá-los para uma vida saudável. Um regime com exercícios rigorosos, no entanto, não beneficia as crianças e pode até ser prejudicial. A preocupação decorre do fato de que uma criança pequena, com seus ossos ainda em desenvolvimento, não consegue lidar com as exigências de exercícios mais aeróbicos. Para estas crianças é necessário um exercício de baixo impacto mais seguro, como o Pilates. Enquanto a popularidade do Pilates entre os adultos se amplia, poucos sabem que o programa de exercícios também oferece ampla gama de benefícios para as crianças. A melhoria da postura e o alinhamento da coluna vertebral são alcançados com exercícios que também aumentam a força e a flexibilidade dos músculos abdominais e internos do corpo. Através do Pilates as crianças podem ganhar consciência de seu corpo e aprender a se mover de forma eficiente e com melhor postura. Mente e corpo disciplinados Como as crianças estão em crescimento, seus corpos estão num estado constante de mudança e desenvolvimento. Correta ou incorretamente, é aqui que elas vão formular os atributos físicos que levarão por toda a vida. O Pilates pode ajudar a estabelecer os princípios corretos do movimento, como postura, jeito de andar, a maneira como se curvam etc. Também criará uma musculatura equilibrada, que pode aliviar dor e reduzir o potencial de lesão agora e mesmo durante o crescimento até a idade adulta. Além da aptidão física, há outros benefícios para as crianças, incluindo melhor aprendizagem. Especialistas acreditam que quando a estabilidade do tronco está ausente, passar longos períodos sentado ou em pé na escola pode ser difícil. Se as crianças estão gastando sua energia durante todo o dia apenas para manter a estabilidade, a sua resistência para trabalhos de casa e outras atividades após a escola pode estar reduzida. Como o Pilates disciplina a mente e o corpo, pode orientar as crianças a ter um corpo mais forte e um estado mental mais relaxado. O trabalho para fortalecer o corpo pode aumentar a autoestima das crianças, a resistência, a força abdominal e ajudar a dormir melhor. As técnicas de respiração utilizadas no Pilates são essenciais para os exercícios e podem ajudar as crianças a alcançar uma perspectiva de vida mais serena e menos estressante.

Fonte: Beyond Fitness Magazine, por Ken Endelman

53 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page