• Pilates Ponto Norte

Receita saudável para o Verão: sol, vitamina D e Pilates



Você é o tipo de pessoa que fica feliz sempre que vê o sol brilhando lá fora? Pois saiba que este é o momento perfeito para completar seus níveis de vitamina D e se exercitar. Se você é sedentário, esta pode ser a estação certa para começar uma atividade física. E se você é dos muitos paranóicos em relação à luz solar, saiba que a exposição cuidadosa ao sol pode ser uma parte positiva da sua saúde e bem-estar. Vitamina D A vitamina D é importante não apenas para a saúde dos ossos. A maioria dos tecidos e células do nosso corpo tem um receptor de vitamina D que desempenha um papel fundamental para a nossa saúde em geral, incluindo o nosso sistema imunológico. Baixos níveis dessa vitamina favorecem o surgimento de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, derrames, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico da própria pessoa ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo. A melhor maneira de se obter vitamina D é a exposição à luz solar, pois, segundo o artigo publicado no The New England Journal of Medicine, “a menos que uma pessoa coma peixes oleosos com frequência, é muito difícil conseguir a quantidade de vitamina D necessária diariamente a partir de fontes alimentares, e sem vitamina D suficiente o corpo não pode absorver cálcio de maneira adequada, o que, entre outros problemas, impede que as pessoas tenham ossos saudáveis e fortes”.

  • Leia abaixo o quadro sobre “O controverso horário de exposição ao sol”

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, o que significa que ela é armazenada na gordura corporal e liberada no inverno, quando não estamos recebendo tanto a luz do sol. Vale salientar que uma dieta de baixa gordura pode não ser boa para os nossos níveis de vitamina D. O corpo precisa de um nível saudável de gordura, por isso a importância de não iniciar qualquer dieta sem acompanhamento profissional. Pilates Mas o sol não é o único meio de manter os ossos saudáveis. O método Pilates é, reconhecidamente, a atividade física ideal para aumentar a densidade óssea. Um programa de atividades baseado em Pilates, combinado com modificações nutricionais, pode aumentar a densidade óssea em 20 por cento em um ano. Há ainda outros benefícios como melhorar o equilíbrio, o que pode ajudar a evitar quedas que possam resultar em um osso fraturado, especialmente para quem tem osteoporose, bem como melhorar a flexibilidade e postura, auxiliando a manter os ossos em alinhamento e evitar pinçamento de nervos dolorosos e espasmos musculares nas costas. Para entender melhor como isso acontece, é preciso saber que os ossos são como os músculos. Assim, do mesmo modo que é possível melhorar o tamanho dos músculos do braço, por exemplo, é possível melhorar a massa óssea usando músculos ligados a determinadas partes do corpo. Os movimentos do Pilates são exercícios focados na estrutura do esqueleto e dos músculos ligados à coluna vertebral. Com isso, à medida que eles se tornam mais fortes a sua estrutura óssea se torna mais saudável. Como ainda temos quase dois meses pela frente, o Pilates Ponto Norte deseja a todos um belo e seguro verão, com vitamina D e, como não poderia deixar de ser, Pilates.


Fontes: Pilates tree magazine. TheraPilates.

#verão #pilates #osteoporosepilates

0 visualização
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA