top of page
  • Foto do escritorPilates Ponto Norte

Pilates e saúde mental. Sério?



Bem-estar e Pilates - Blog - Pilates Ponto Norte

Sim, o Pilates pode ajudar! Muito se fala que o Yoga pode ajudar com o bem-estar e a saúde mental, mas e o Pilates? Será que tem o mesmo potencial para ensinar a consciência corporal àqueles que vivem demais em suas próprias mentes? A resposta é sim. O britânico Ruth Barker, fisioterapeuta e instrutor de Pilates, relata em seu blog que trabalhou em uma instituição de caridade para sem-tetos, em Londres, que fornece habitação para pessoas vulneráveis. Na instituição, era oferecido o apoio às questões de saúde e dependência psíquica, a fim de ajudar as pessoas a voltar a fazer parte da comunidade. Como ele conta:

“Dentre essas pessoas, muitos já estavam lá há anos e iriam permanecer, mas para outros, felizmente, era um lugar de transição apenas. Esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo foram apenas alguns dos problemas de saúde mental encarados diariamente por mim e por aqueles que trabalham ou mesmo residem na instituição. Minha aproximação com a instituição aconteceu por meio de oferta para dar uma aula de Pilates semanal, cujo objetivo seria fornecer consciência da respiração, mobilidade permanente, equilíbrio e trabalhar o core (muitas vezes com base em cadeira de rodas). Eu estava nervoso sobre o que ensinar, como ensinar e como engajá-los. Não sabia o que esperar ou como as pessoas reagiriam a mim. No entanto, logo iniciei com um pequeno grupo de participantes regulares, semanalmente. No começo, a aula era curta (35 minutos), mas os participantes, ansiosos, pediram para estendê-la para uma hora de duração. Essa aula de Pilates se tornou o destaque da minha semana e possivelmente uma das melhores coisas com o que já estive envolvido. Ver as profundas mudanças desde a primeira atividade foi incrível. Os níveis de concentração do grupo e a calma que apresentaram após algum tempo em comparação com o início foram realmente benéficos, como uma atividade física deve ser.”

A exemplo do relato do fisioterapeuta britânico, os instrutores, muitas vezes, trabalham com clientes em alguma forma de recuperação, geralmente a partir de uma lesão ou condição física. Entretanto, ademais dos resultados físicos, tais como flexibilidade, alinhamento corporal, força, vitalidade, entre outros, emocionalmente o Pilates proporciona bem-estar, tranquilidade e diversão, o que pode ser altamente benéfico para as pessoas em situação de vulnerabilidade ou problemas emocionais como depressão e estresse.

72 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
bottom of page