• Pilates Ponto Norte

Dúvidas que você (mamãe ou futura mamãe) pode ter sobre Pilates


O que é Pilates? O método Pilates é uma forma de exercício que prepara o seu corpo para ser forte e flexível, e faz isso por meio de uma série de movimentos e posições que aumentam a sua consciência em relação à força do seu corpo. Durante a prática você vai descobrir que é a respiração profunda e o relaxamento que promovem essa consciência. Os padrões de movimento que você vai aprender são focados nos músculos abdominais e nos músculos localizados na coluna vertebral, chamado de core (núcleo estável ou base). Esses músculos são também conhecidos como músculos estabilizadores, o que significa que eles são a chave para uma boa postura, equilíbrio e força. O objetivo é que você desenvolva um núcleo estável e, em seguida, construa a sua força mediante uma série de movimentos controlados, cada vez mais desafiadores. O que vai surpreendê-la positivamente é que tais movimentos são realizados sem colocar o seu corpo sob tensão. É seguro fazer Pilates enquanto estou grávida?


Desde que o seu médico diga que você está liberada para fazer exercícios, o Pilates poderá ser o programa perfeito, a partir do terceiro mês de gestação, pois possui exercícios de baixo impacto, o que aumenta a flexibilidade, o equilíbrio e evita a dor nas costas por meio do fortalecimento dos músculos do núcleo e do assoalho pélvico, que, como dito antes, são aqueles que suportam a coluna. Além disso, o método Pilates envolve uma série de movimentos controlados e pode ser praticado durante toda a gravidez, principalmente porque os movimentos podem ser modificados à medida que a barriga cresce. Embora a maioria dos movimentos de Pilates sejam suaves e seguros, ainda assim é preciso ter cuidado para não exagerar. Para tanto, basta respeitar os seus próprios limites e prestar atenção ao seu corpo. Como Pilates pode ajudar na gravidez? Seu abdome e músculos do assoalho pélvico são colocados sob pressão crescente enquanto seu bebê cresce. Ao mesmo tempo, os hormônios relaxina, progesterona e estrogênio, que aumentam durante a gestação, estão tornando os ligamentos (tecidos resistentes que ligam os ossos) mais maleáveis, comprometendo outras estruturas que alteram a estabilidade da coluna vertebral. O enfraquecimento e o estiramento dos músculos da barriga (tecnicamente conhecido como diástase do reto abdominal, veja quadro abaixo) podem ter um efeito secundário sobre a lombar e o quadril, deixando-os doloridos. Além disso, os músculos do assoalho pélvico enfraquecidos podem se tornar “menos apertados” e se mover mais para baixo com o peso do bebê.


Como resultado, você pode achar que é mais difícil controlar e segurar esses músculos. Devido a isso, podem vazar pequenas quantidades de urina ao tossir, rir ou espirrar. Como o Pilates tem como alvo barriga, costas e músculos do assoalho pélvico, sem forçar demais as articulações, os exercícios podem funcionar bem para você durante a gravidez. Os exercícios de Pilates ativam a camada mais profunda dos músculos do abdome, necessária para estabilizar sua lombar e quadril. A adoção desses exercícios, sempre específicos para cada gestante, tiram a pressão das costas e da pelve e, no final da gravidez, podem ajudar o bebê a ficar na posição correta para o nascimento. E se eu não tiver feito Pilates antes? O método Pilates não tem contraindicação, pois é indicado em todas as fases da vida, da criança ao idoso, e também para grávidas. Do mesmo modo que cada idade exige exercícios característicos, cada gestante realizará seu próprio programa, definido pelo fisioterapeuta com base tanto na capacidade física quanto no período de gestação. Os exercícios são seguros para serem executados em qualquer estágio da gravidez. No entanto, a prática só será iniciada uma vez que a própria gestante apresente atestado no qual o médico declare que ela está em plenas condições para a prática de exercícios. Posso fazer qualquer aula de Pilates? Se você deseja fazer aulas de Pilates durante a gravidez, é melhor procurar profissionais que trabalhem com aulas específicas para grávidas. Mesmo que você se sinta ótima, saiba que as aulas comuns de Pilates não são adequadas, de modo que poderá haver risco tanto para você como para o bebê. E se você já faz Pilates, informe o instrutor de sua gravidez. Ele vai precisar modificar os exercícios para você. Quer saber mais sobre Pilates e Gravidez? Entre em contato com o Pilates Ponto Norte e tire suas dúvidas. Próximo post: Incluindo o Pilates em sua rotina antes da gravidez Post anterior: Os benefícios do Pilates antes, durante e após a gravidez

#benefícios #gravidez #pilates

8 visualizações

Nosso Blog

Neste espaço você vai ficar por dentro de novidades sobre o método Pilates, além de informações importantes e tirar dúvidas sobre
a prática de Pilates
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA