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Pilates: mais do que postura


Durante o início do século 20, o fundador do método Pilates, Joseph Pilates, disse o seguinte sobre os movimentos que ele havia projetado: ”Em 10 sessões, você vai sentir a diferença. Em 20, você vai ver a diferença. E em 30, você estará no caminho para ter um corpo totalmente novo.” Ele estava certo. O Pilates é uma forma de exercício favorecido por milhões de pessoas em todo o mundo e defendido por celebridades como Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Madonna. Mais do que contribuir para uma nova estrutura postural, o Pilates pode até mesmo aumentar a sua densidade óssea. Como beneficia seus ossos Então, o que acontece com o seu corpo quando você executa um movimento de Pilates?


“Você estabiliza o core, puxando seu umbigo de volta para a sua coluna, ao mesmo tempo usa seus elementos periféricos (braços e pernas) em um determinado movimento”, diz o Dr. Jarrod Meerkin, fisioterapeuta do Exercise Sports Science Australia. Este ato de estabilização é muito importante para aqueles com dor lombar ou para a população mais idosa, pois melhora a densidade óssea no quadril e na coluna vertebral. De acordo com a Osteoporosis Australia (organização australiana sem fim lucrativo sobre a osteoporose), mais de 1 milhão de australianos sofrem com ossos frágeis e quebradiços, o que pode levar a um maior risco de fraturas. “Os ossos são semelhantes aos músculos”, diz o Dr. Meerkin . “Assim como você pode melhorar o tamanho de seus músculos do braço, você pode melhorar a massa óssea usando músculos ligados a determinadas partes do seu corpo.” Ele ainda explica que “os movimentos do Pilates se concentram na estrutura óssea e nos músculos ligados à coluna e aos quadris”. São exercícios focados na estrutura do esqueleto e dos músculos ligados à coluna vertebral , em particular os mais profundos, que se encontram sob os músculos superficiais, e à medida que eles se tornam mais fortes a sua estrutura óssea torna-se mais saudável.

Leia também: Ossos saudáveis com Pilates

Fonte: The Sidney Morning Herald

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