Pilates para

a terceira idade

Foco na respiração controlada e na qualidade de movimento

Em qualquer faixa etária, manter a forma é essencial. Porém, alguns exercícios podem ser difíceis para adultos com mais idade. Por essa razão, o Pilates é visto como um modo apropriado de ficar em forma e ao mesmo tempo reduzir o risco de lesões que outros tipos de exercícios podem causar.

Por ter o foco na respiração controlada e na qualidade de movimento, e não apenas em repetições, muitos especialistas concordam que o Pilates é a atividade ideal para manter-se saudável na terceira idade. Em especial porque não gera impacto, não prejudicando as articulações. Aliás, o ponto forte do Pilates é a capacidade de poder ser adaptado para atender a cada pessoa, independentemente da idade ou condição física.

Muitos dos exercícios convencionais realizam movimentos que podem levar a lesões, principalmente no corpo de um adulto mais velho. Pilates, por sua vez, centra-se na construção de um core forte (que são músculos abdominais profundos, juntamente com os músculos mais próximos à coluna vertebral), o que também melhora consideravelmente à postura.

Pilates ajuda a melhorar a parte funcional, incluindo equilíbrio e postura.
Força, flexibilidade e equilíbrio

Conforme as pessoas envelhecem, elas podem perder equilíbrio e coordenação. O Pilates aumenta a força e a flexibilidade, tanto no core quanto nas pernas, o que afeta positivamente o equilíbrio, ajudando a reduzir o risco de quedas.

O método Pilates também auxilia em uma variedade de doenças relacionadas à idade. Quem tem artrite, por exemplo, vai se beneficiar porque os movimentos suaves diminuem a possibilidade de compressão das juntas, mantendo a gama de movimento em torno delas. Já exercícios simples para as pernas aumentam a densidade óssea, tanto na coluna como no quadril, o que é perfeito para quem sofre de osteoporose.

Outros benefícios incluem:

 

• Fortalecimento do tônus muscular
• Mais equilíbrio e o bem-estar geral, físico e mental
• Prevenção da osteoporose
• Aumento da flexibilidade
• Melhor postura e alinhamento corporal
• Melhora da saúde das costas
• Respiração de modo correto
• Mais autoestima

• Músculos e articulações mais fortes, o que evita possíveis fraturas ou lesões

Qualquer que seja a idade e condição física, cada pessoa terá um programa
desenvolvido especificamente para ela.
O bem-estar geral é sempre parte integrante da prática de Pilates com segurança.
Segurança, confiança e conforto

Os aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates para a prática de Pilates são adaptáveis e totalmente seguros também para serem utilizados por quem já está na terceira idade. Entretanto, o aluno sempre terá o instrutor a seu lado para apoiá-lo diante de qualquer dificuldade.

Outro aspecto importante é confiança. No Pilates Ponto Norte, por exemplo, os alunos conversam, tiram dúvidas e recebem orientação antes mesmo de iniciar a prática, desenvolvendo uma relação de confiança e eliminando a possibilidade de qualquer medo. Aliás, quando há desconforto, há medo; e quando há medo surgem tensões e disfunções no corpo, o que dificulta a execução dos exercícios.

Adaptável às necessidades de quem o pratica

Bem-estar e qualidade de vida não se consegue de um dia para o outro. O Pilates busca conduzir a pessoa a ter um corpo saudável que funcione com a máxima eficácia.

Por isso, não se trata de fazer os exercícios depressa e sim de forma completa, sem forçar, avançando pouco a pouco conforme o corpo de cada um permita. Não se trata apenas de fortalecer a musculatura, mas também aliviar a mente em direção ao bem-estar total.

Esta é mais uma razão pela qual o Pilates é um método adequado para qualquer idade e indicado para praticamente todas as pessoas, pois envolve um grande número de exercícios de intensidade e dificuldades distintas, que, no entanto, podem se adaptar tanto a uma criança quanto a um adulto, alcançando cada qual seu objetivo sem sofrer lesão alguma.

5-segredos-pilates-pilatespontonorte.png
Você também poderá gostar de:
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA