top of page

Guia básico
do Pilates

Na sua essência, este método é projetado para melhorar a força física, a flexibilidade, a postura e criar músculos alongados e magros.

Com a prática regular é possível mudar o modo como o corpo se comporta e sente.

Para quê servem os aparelhos
Pilates com aparelhos - Cadillac

Cadillac

Outro aparelho é o Cadillac, também conhecido como Trapézio, uma espécie de cama com uma estrutura de aço que se eleva acima dela e na qual a pessoa pode se pendurar em várias posições usando apoios apropriados.
 
Nele são realizados exercícios para aumentar a força e a estabilidade do centro do corpo, já que favorece a eficiência dos movimentos.

Originalmente foram desenvolvidos quatro aparelhos básicos.

 

Um deles é o Reformer, espécie de cama muito robusta sobre a qual se desliza uma plataforma sobre trilhos. A resistência com molas ajuda a tonificar e fortalecer os braços e pernas, além de desenvolver a estabilidade do tronco.

Pilates com aparelhos - Reformer

Reformer

Pilates com aparelhos - Barrel

Barrel

Também há o Barrel, uma estrutura com forma de meio cilindro que reforça a estabilidade e controle do centro corporal. Também ajuda a aumentar o equilíbrio e a estabilizar a coluna vertebral, além de esticar e fortalecer o tronco, as costas, os ombros e os membros superiores.
Pilates com aparelhos - Chair

Chair

Por fim, usa-se a Chair, como mesmo diz a palavra em inglês, trata-se de uma cadeira com apoios laterais para subir, deitar ou sentar e com pedais presos a molas que soltam e cuja resistência pode ser ampliada ou diminuída. A prática neste aparelho aumenta a força do tronco, assim como o equilíbrio e o controle.
 
Muitos exercícios colocam à prova a parte superior do corpo. Outro benefício é a melhora da capacidade neuromuscular de quem o pratica, pois estimula a conexão entre corpo e mente.
2 de 3
bottom of page