top of page

Fibromialgia e Pilates

A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica, com presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo.

Os exercícios de Pilates auxiliam na diminuição da dor e da disfunção que acompanha a fibromialgia.

Testado e comprovado
Fibromialgia e Pilates

A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica, com presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo. É considerada uma síndrome por englobar como sintomas uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. Encontrar um tratamento para aliviar todos os sintomas nem sempre é possível.

 

Resultados de um estudo realizado nos Estados Unidos comprovam que o Pilates pode ajudar algumas pessoas nessa condição. Cinquenta mulheres com diagnóstico de fibromialgia participaram de um programa de Pilates três vezes por semana durante 12 semanas. As mulheres foram divididas em dois grupos separados: um grupo foi instruído e supervisionado por instrutor de Pilates certificado. O outro (chamado Controle) fez um programa de relaxamento e alongamento em casa pelo mesmo período. Os participantes tinham idades entre 24 e 63 anos de idade.

 

Os autores do estudo encontraram melhorias significativas nas mulheres do grupo de Pilates que não estavam presentes no grupo de controle. O grupo de Pilates apresentou fibromialgia menos dolorosa e as mulheres relataram melhor sono, melhora na execução de suas atividades e melhor qualidade de vida.

 

Como visto, o Pilates proporcionou resultados em curto prazo, eficazes e seguros, bem mais do que seguir um programa de alongamento e relaxamento. Principalmente porque o Pilates evita o excesso de carga sobre os músculos, o que é importante para quem tem fibromialgia.

2 de 3
bottom of page