Fibromialgia e Pilates

A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica, com presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo.

Os exercícios de Pilates auxiliam na diminuição da dor e da disfunção que acompanha a fibromialgia.

A importância do Fisioterapeuta
Fibromialgia e Pilates

Este estudo mostra que Pilates não é apenas para entrar em forma, mas também pode complementar o tratamento. Além disso, pessoas com problemas crônicos de saúde podem igualmente se beneficiar, tendo em vista que os exercícios auxiliam na diminuição da dor e da disfunção que acompanha a fibromialgia.

 

É aí que entra a experiência do instrutor (fisioterapeuta), pois a ele caberá estabelecer um programa personalizado que ajude o aluno a progredir, melhorando sua forma física, e ao mesmo tempo livrar-se das dores.

 

Denise Mesquita, aluna do Pilates Ponto Norte, procurou o estúdio como indicação médica, já que tem hérnia de disco e sofre com a fibromialgia. Após a avaliação fisioterapêutica, ela iniciou a atividade com aulas voltadas exclusivamente para o seu problema. Ao fim de seu terceiro mês de prática, foi possível constatar, entre outros fatores, tanto a redução de suas dores como melhor delineamento do seu corpo.

 

Mas os benefícios do Pilates não ficam restritos à parte física. Além de conhecer melhor o próprio corpo e suas limitações, especialmente por sofrer com as dores crônicas, o que se percebe é uma melhoria da qualidade de vida global, e o resultado não poderia ser melhor.

3 de 3