Trabalhando o corpo de forma segura e agradável

A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher, mas pode estar sujeita à incerteza quanto ao exercício e ao que é seguro e eficaz para se manter ativa. A atividade física durante a gravidez pode fornecer uma série de benefícios físicos e psicológicos, mas é importante que a prescrição do exercício seja adequada a cada gestante.

 

Pilates é um dos métodos mais seguros e eficazes de exercício para gestantes. Por ser uma atividade com pouco impacto, pode ser praticado de forma segura até bem próximo ao dia do parto, desde que não haja contraindicações.

 

Outro motivo para fazer Pilates na gravidez é que o método é facilmente adaptável aos vários estágios da gestação. Muitos dos exercícios podem ser modificados conforme as mudanças do corpo e as habilidades da gestante. Tais mudanças ajudam a seguir com a prática sem dificuldades, pois o instrutor vai ajustar cada exercício de modo que seja possível trabalhar o corpo da forma mais agradável possível.

Pilates é seguro durante a gravidez?

Após liberação pelo médico e com um Instrutor experiente, o Pilates não só é seguro como altamente recomendado.

Durante a gravidez a mulher passa por grande quantidade de estresse físico, mental e emocional. O corpo está mudando, os hormônios estão a mil e tudo que deseja é fazer o que for melhor para o bebê. É um momento mágico, porém desafiador.

 

À medida que essa mudança ocorre, o aumento do peso abdominal altera a postura causando a lordose (curvamento exagerado da coluna lombar), o que causa pressão nos discos entre cada uma dessas vértebras e pode causar dor na parte inferior das costas e má postura.

 

Isso porque muitos dos movimentos do seu corpo se originam do seu núcleo. Assim, trabalhando para melhorar a força desse centro melhora-se também a postura, o alinhamento da coluna vertebral e consegue-se estabilidade.

 

Outros benefícios incluem:

 

• incentivo à respiração profunda, o que leva ao relaxamento

• assoalho pélvico fortalecido, o que é essencial para a prevenção da incontinência

• o controle do núcleo ajuda a estabilizar as costas e a pelve

• melhora a circulação evitando pernas inchadas

• melhora a consciência e a postura

• melhora o sono, os níveis de energia e o humor

• ajuda você a se sentir melhor e mais forte à medida que a gravidez progride

• ajuda você a entrar em forma mais rapidamente após o nascimento do bebê

Núcleo fortalecido

Nenhum corpo é igual a outro, e isso difere ainda mais durante a gravidez. É preciso modificar cada exercício com base no estágio da gravidez e nas condições pessoais da aluna.

 

Ao longo da gravidez, o núcleo é exigido de forma significativa, criando uma necessidade de fortalecer os músculos estabilizadores profundos (como o transverso do abdome e multífidos) e diminuir a carga nos músculos globais.

 

Para tanto, as aulas se concentram na respiração, na postura, na flexibilidade e no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, abdominais oblíquos, costas, braços e pelve.

Além disso, o foco inicial das aulas de Pilates está na conscientização corporal. À medida que a aluna gestante começa a entender como fazer isso, sua gravidez progredirá com base na postura ao estar de pé, sentar-se ou andar. E não só a postura será beneficiada, pois essas rotinas irão acalmar sua mente e ajudar o seu corpo a lidar com as alterações da gravidez.

Após o nascimento do bebê

Se você nunca fez pilates antes, o recomendado é que você aguarde 8 semanas após o nascimento do bebê para iniciar suas aulas. No entanto, apenas o seu médico está apto para dizer isso com certeza.

 

As aulas pós-natal são projetadas para ajudar você a recuperar a força muscular da região abdominal e assoalho pélvico após o parto, bem como a realinhar o seu corpo. O assoalho pélvico fortalecido antes do nascimento ajuda a acelerar a recuperação e a limitar os efeitos de problemas de incontinência após o nascimento.

 

Ademais disso, as aulas de Pilates são um ótimo modo de as novas mães terem algum tempo para si mesma e se sentirem energizadas.

 

Se você quiser saber mais sobre Pilates para gestantes, entre em contato conosco. No Pilates Ponto Norte, estamos capacitados para orientar e receber você em qualquer estágio de sua gestação.

Você também poderá gostar de:
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA