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Como manter em dia a saúde mental em tempos de isolamento social

Os seres humanos gostam de certeza. Estamos muito empenhados em querer saber o que está acontecendo e perceber o que é ameaçador para nós. Quando as coisas parecem incertas ou quando geralmente não nos sentimos seguros, é normal surgir o estresse. Essa mesma reação, embora também exista para nos proteger, pode causar todo tipo de confusão em meio a incertezas e informações conflitantes ao nosso redor.

Grande parte da ansiedade vem de uma sensação do que achamos que devemos ser capazes de controlar, mas não podemos. No momento, muitos estão preocupados com o novo coronavírus, identificado como COVID-19. Podemos nos sentir impotentes sobre o que acontecerá ou o que podemos fazer para evitar mais estresse. Além disso, a incerteza sobre a circulação do coronavírus também pode se conectar à nossa incerteza sobre outros aspectos de nossas vidas.

Em tempos como esses, nossa saúde mental pode sofrer. Nem sempre nos damos conta disso. Você pode se sentir mais tenso do que o habitual, irritado, ansioso, com medo ou triste. Você pode perceber que está mais frustrado com os outros ou deseja evitar completamente qualquer lembrança do que está acontecendo. Aqueles que já travam luta diária com o bem-estar mental podem se sentir mais deprimidos ou menos motivados para realizar as atividades do dia a dia.

É importante observar que sempre podemos escolher nossa resposta diante das notícias atuais. Veja 5 coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental diante da incerteza:

1. Separe o que está sob o seu controle e o que não está.


Há coisas que você pode fazer e é útil focar nelas. Seguir os cuidados para se proteger, lavando sempre as mãos e lembrando os outros de fazer o mesmo, por exemplo, é algo que está ao seu alcance. Por outro lado, limite seu consumo de notícias. Mas se gosta de se manter informado, busque fontes oficiais e selecione o que deseja saber. Use as redes sociais apenas para se distrair e conversar com amigos.

2. Faça o que ajuda você a ter sensação de segurança.


Isso é diferente para cada pessoa, então é importante não se comparar aos outros nem seguir o que fazem. Tudo bem você decidir ficar em casa e não receber visitas. Isso faz parte das recomendações, mas certifique-se de que não está se isolando com base no desejo puro de isolamento, porque isso faz parte da depressão.

3. Movimente-se. Você não precisa ficar parado(a).


Desça as escadas, saia no quintal, vá até o portão se o sol estiver brilhando. Aproveite para receber a sua dose de vitamina D e tomar um pouco de ar fresco e tenha seu momento de qualidade de vida.


O exercício também ajuda a sua saúde física e mental.

4. Desafie-se a permanecer no presente.


Possivelmente a sua preocupação esteja aumentando e você não esteja apenas pensando no que está acontecendo atualmente, mas também se projetando para o futuro. Quando você se preocupar com algo que ainda não aconteceu, volte para o momento presente. Observe as imagens, sons, gostos e outras experiências sensoriais em seu momento atual e identifique-os. Envolver-se em atividades de atenção plena é uma maneira de ajudar a manter-se firme quando as coisas parecem estar além do seu controle.


5. Se o seu estresse, sua ansiedade e seu medo estão alcançando níveis extremos, converse com amigos de confiança sobre o que está sentindo.


Se não se sentir confortável com isso, não há problema em procurar um profissional de saúde mental para obter apoio. Você não precisa ficar sozinho com a sua preocupação e pode ser reconfortante compartilhar o que está experimentando.


Nesse momento de incerteza, talvez seja bom perceber que você não é a única pessoa a se sentir assim.


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