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Como cuidar da saúde em 5 passos simples

A cada dia somos levados a tomar várias decisões, algumas até sem perceber. Mas há decisões que, se deixamos passar, poderão dar trabalho lá na frente. Uma delas é sobre a nossa saúde.

E é desejando que você escolha ser mais saudável que o Pilates Ponto Norte separou algumas dicas para que você tome a decisão mais acertada para a sua vida apenas aprendendo como cuidar da saúde.


Nem é preciso muita coisa, basta decidir mudar alguns hábitos e adquirir outros. Afinal, somos os únicos responsáveis por nós mesmos, nossos atos e nosso bem-estar.


Mas não vamos aqui dar dicas de cardápios nem dietas. Se você é leitor do nosso blog sabe muito bem que sempre destacamos a singularidade do indivíduo. Cada ser é único e, portanto, algumas de suas necessidades terão de ser atendidas de forma personalizada. Isso vale tanto para um programa de exercícios como para uma dieta.


Melhorias exigem foco e disciplina


O que vamos fazer é dar uma ajudinha para incentivar a busca pelo que é melhor para você e mostrar, de forma bem simples, como cuidar da sua saúde.


Mas, como tudo na vida, educar-se e fazer melhorias exige foco e disciplina. Este, sim, é o caminho para unir de forma saudável mente, corpo e espírito.


Pronta para descobrir agora 5 coisas que você pode fazer para começar JÁ a cuidar da sua saúde? Então, vamos lá!


Peso demais ou peso de menos?


Ser obeso ou estar com sobrepeso pode levar a problemas de saúde como diabetes, certos tipos de câncer, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Por outro lado, estar abaixo do peso pode ocasionar dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, vertigem. Apenas para citar alguns.


A maioria dos adultos precisa perder peso e para tanto é preciso comer menos calorias. Se este é o seu caso, coma de forma saudável e equilibrada, procurando reduzir os alimentos ricos em gordura saturada e açúcar.


Já para quem está na contramão, querendo quilinhos a mais, não é recomendável sair comendo tudo que quiser. O ganho de peso deve ser saudável, com alimentos não só calóricos como ricos em nutrientes.


Nos dois casos, se você quer mesmo cuidar da saúde do corpo de forma segura, é fundamental procurar ajuda profissional. Endocrinologistas e nutricionistas certamente ajudarão a alcançar o objetivo de perder ou ganhar peso.


Para que exagerar?


Para uma boa hidratação, é necessário beber de 6 a 8 copos de água todos os dias. Algumas frutas, como melancia e melão, também ajudam a equilibrar a hidratação do organismo. Além disso, todas as bebidas contam, mas água e leite com baixo teor de gordura são opções mais saudáveis. Aí não estão incluídos refrigerantes e bebidas alcoólicas.


Aliás, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas a longo prazo pode resultar em pressão alta, cirrose hepática, além de aumentar a circulação de gorduras no organismo. Isso sem falar que o álcool é rico em calorias.


Bebidas isotônicas, repositoras e energéticas também devem ser consumidas com cautela. Estudos das Universidades Estadual e Federal da Paraíba já indicaram que, em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea.


Cuidar da saúde não é sinônimo de cortar todas as coisas e sim o excesso. Até mesmo alimentos saudáveis podem fazer mal se você exagerar no consumo.


Quer ficar sem energia? Pule o café da manhã


Algumas pessoas ignoram o café da manhã: ou porque simplesmente não gostam de comer logo cedo ou porque acreditam que vai ajudá-las a perder peso.


No entanto, quem toma regularmente o café da manhã é menos propenso a sentir fome em excesso pela manhã. Isso ajuda a não comer mais do que deve e fora dos horários indicados.


Muitas vezes a ausência do café da manhã faz com que a pessoa, sem se dar conta, opte por “coisinhas” nada saudáveis. Resultado? Ao final da manhã essas “coisinhas” já terão se convertido numa quantidade bem maior do que se comeria no café da manhã e na colação.


A primeira refeição tem efeitos positivos sobre o desempenho mental, ampliando a concentração ao longo da manhã. Também é parte importante de uma dieta equilibrada, pois, além de ajudar a repor a energia gasta durante o sono, fornece vitaminas e minerais indispensáveis para uma boa saúde.


O que você vai fazer?


Pratique algum exercício. Esta é uma recomendação que está por toda parte e em todos os meios. Por que será?

Porque ser fisicamente ativo é requisito básico para cuidar bem da saúde. É o que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, de acidente vascular cerebral e diabetes, e ainda pode auxiliar na manutenção do peso ideal.


Mas praticar atividade física não significa horas na academia. Você pode encontrar maneiras de encaixar o exercício em sua vida diária, descer um ou dois pontos antes de casa ou do trabalho e caminhar já é uma boa atitude.


Você pode também optar por métodos de exercício que desafiam o corpo em vários níveis: cardio, mental e físico. O Método Pilates, por exemplo, é um programa de condicionamento intensivo, que alia o controle da respiração a movimentos que ajudam a melhorar a resistência, ganhar força e flexibilidade.


De quem é a responsabilidade?


“Meu corpo é o meu templo.”


Apesar de antigo, é um ditado que continua valendo. Trate seu corpo com respeito e pense no seu bem-estar e em ter uma vida saudável antes da vaidade e da superficialidade.


Saber como cuidar da saúde com responsabilidade exige disciplina e, em alguns casos, renúncia. Mas nada compensa mais do que um corpo forte, uma mente sadia e a sensação de liberdade ao tomara melhor decisão para a nossa vida.

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