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Pilates ajuda atletas a reabilitar e prevenir lesões



Já há bastante tempo atletas das mais variadas áreas estão adotando o método Pilates como importante atividade para a prevenção de lesões e reabilitação. Enquanto a população masculina tem sido um pouco mais resistente em abraçar o Pilates como atividade física, atletas profissionais e organizações esportivas têm se beneficiado com as maravilhas que o método oferece.

Os exercícios de equilíbrio usando o Reformer, por exemplo, são uma ferramenta de condicionamento excelente para atletas que praticam esporte coletivo de impacto. Para muitos, aliás, o Pilates já se tornou parte essencial dos treinos, uma vez que promove força, agilidade e melhora o desempenho dos jogadores.

Fisioterapia e Pilates de mãos dadas

Esta tendência de cada dia mais atletas adotarem o Pilates pode ser atribuída ao fato de que o método é uma grande ferramenta para ajudar ou acelerar os procedimentos de fisioterapia durante o tratamento de uma lesão. Além disso, por envolver exercícios voltados para o fortalecimento do core (centro do corpo), isto é, do conjunto de músculos responsáveis pelo nosso equilíbrio, os atletas conseguem criar melhores padrões de movimento e diminuem, assim, a chance de reagravar lesões antigas ou desenvolver outras novas. E mais, ao aprenderem a respirar melhor e ter controle de seus movimentos, os atletas alcançam desempenhos melhores e tiram o máximo proveito de seus corpos.

Se você pretende ser ou já é um atleta, seja corredor, jogador de futebol, vôlei, tênis, nadador, judoca, ou outro, semiprofissional ou profissional, não importa, deveria considerar o Pilates como uma opção para a prevenção e reabilitação de lesões, bem como uma ferramenta para otimizar o seu desempenho.

Razões para um atleta praticar Pilates


Aparelhos com molas. O uso de molas nos aparelhos de Pilates ajuda a pessoa a se movimentar com fluidez, passando pela gama completa do movimento com maior facilidade e controle. Além disso, as molas fazem você sentir a resistência durante a contração no ponto mais forte do músculo e menos resistência no início e na conclusão dos movimentos, o que alivia o estresse nos tendões, ligamentos e articulações.


Concentração. Pilates requer muita concentração nos movimentos. Você tem que ter atenção ao modo como está movimentando o seu corpo em todos os momentos. Isso porque o método Pilates permite a capacidade de isolar e trabalhar grupos musculares que necessitam de reforço. Assim, quando você está lidando com uma lesão, você pode se concentrar nos pequenos músculos ao redor dela, ajudando a fortalecer a área lesionada e, logo, voltar mais rápido e mais forte a praticar o seu esporte.


Capacidade respiratória ampliada. A respiração consciente é o grande foco do Pilates. Você tem que prestar atenção continuamente, para se certificar de que não está segurando a sua respiração de alguma forma. Muitas terapias tradicionais tendem a subestimar a importância da respiração, que, quando realizada corretamente, ajuda o diafragma a estabilizar o tronco. Além disso, a respiração correta e consciente ajuda a aliviar lentamente pontos de pressão e proporciona melhor circulação às áreas lesionadas.


Equilíbrio muscular. Muitas vezes, desequilíbrios musculares são fatores de lesões em atletas. Dependendo do esporte praticado, inevitavelmente você vai ter certos grupos musculares que são mais fracos do que outros, o que é sempre um risco de lesão. O Pilates trata padrões de movimentos incorretos, trabalhando a musculatura de todo o corpo, e ajuda você a realizar movimentos alinhados que vão não só ajudar a curar como a prevenir futuras lesões.


Controle. Pilates é um programa de treinamento seguro e eficaz para a reabilitação porque todos os movimentos são feitos com controle. Não só os seus movimentos trabalham em coesão com as molas, os exercícios também se concentram em movimentos que exigem que você mantenha a coluna neutra, de modo a conseguir um núcleo forte. Ao fortalecer o abdome e os músculos de sustentação da coluna, o alinhamento do core nunca fica comprometido e as lesões ficam menos propensas a serem expostas a movimentos desajeitados e fora de controle que possam comprometer a reabilitação.

Como se vê, o método Pilates é bem mais do que um exercício de vaidade. Há tantos benefícios para os atletas, independentemente do nível em que se encontram, não só para ajudá-los a se recuperar de lesões mais rápido e evitar futuras lesões como também ajudá-los a aumentar o desempenho por meio da consciência corporal.

É importante deixar claro que o Pilates como atividade física é muito diferente de quando usado como ferramenta de reabilitação. Por essa razão deve ser adotado levando-se em conta o tratamento fisioterápico que o atleta já esteja desenvolvendo, sem, no entanto, substituí-lo.

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