Muitas coisas contribuem para o programa de Pilates ideal, incluindo o condicionamento físico do aluno e suas metas.

 

Entenda o que a memória tem a ver com essa questão e, claro, Pilates.

Aprendizagem motora e memória motora

A aprendizagem motora interfere em mecanismos específicos relacionados ao armazenamento. É a chamada memória associativa, que é aquela que compreende a aquisição e desenvolvimento de habilidades motoras por meio da repetição de gestos, fazendo com que o movimento se torne mecânico.

Mesmo após muito tempo sem a prática, ao readquiri-la, o processo ocorre mais aceleradamente do que lá no início. É por isso que jamais esquecemos como andar de bicicleta. O processo é semelhante àquele envolvido em fenômenos cognitivos (relativo ao processo mental de percepção e/ou raciocínio), como é o caso de se memorizar fatos ou eventos.

Já a memória motora é importante não apenas para executar a mesma atividade com maior facilidade, mas também para o aprendizado de novos gestos motores que possuem movimentos similares a outros realizados antes.

 

As pessoas não pensam conscientemente sobre seus movimentos, por exemplo, quando se sentam, andam ou ficam em pé. Tal comportamento motor é automático graças a anos de repetição que começam na infância. Observar uma criança aprendendo a andar nos lembra de quanta prática, tropeço e dedicação são requeridos para incutir um comportamento motor.

O comportamento motor é a área que estuda o movimento humano, como eles são aprendidos e as alterações pelas quais esses movimentos passam ao longo da vida devido a aspectos internos e externos.

No entanto, alguns movimentos automáticos são prejudiciais ao corpo, como a má postura, que pode eventualmente causar danos gerais à saúde e ao bem-estar. O Pilates visa corrigir o comportamento motor prejudicial, substituindo movimentos “ruins” por positivos. Mas assim como se levou anos para estabelecer um comportamento motor sem qualidade, leva-se tempo para o corpo começar a se mover automaticamente de forma equilibrada, saudável e benéfica.

 

Uma vez que o comportamento motor positivo é instalado por meio da aprendizagem motora e da memória motora, fixa-se como base para tarefas e movimentos que serão realizados depois. É assim que a postura correta começa a assumir seu lugar quando sentado, em pé, caminhando ou executando qualquer tarefa. Com bastante repetição e prática, os benefícios do Pilates começam a fazer parte da vida diária.

3 de 4
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA